Paraná

BellSouth, Primedia e JP Morgan investem US$ 36 mi na StarMedia

31 mai 2001 às 11:41

A StarMedia Network recebeu um total de US$ 36 milhões em investimentos vindos da operadora de telefonia norte-americana BellSouth, da empresa de mídia Primedia, do JP Morgan Partners e de investidores privados. A rodada de investimentos dá mais fôlego para a companhia conseguir alcançar o equilíbrio fiscal.


Também foi acertada uma aliança para criar um portal para capitalizar o crescimento rápido do mercado de telefonia celular na América Latina, disse o diretor executivo da StarMedia, Fernando Espuelas.



A aliança tem duração de cinco anos e permitirá aos 12 milhões de clientes da BellSouth acessarem informações personalizadas através de dispositivos móveis com acesso à internet.



Separadamente, a StarMedia vai criar com o site About.com da Primedia um portal direcionado ao público de língua espanhola nos Estados Unidos, disse Espuelas.



A StarMedia recebeu US$ 11 milhões da BellSouth, US$ 5 milhões da Primedia e US$ 6 milhões do JP Morgan Partners.



"Nós temos a confiança na habilidade da StarMedia em melhorar sua posição de liderança e de construção de um negócio lucrativo a longo prazo na região", disse Susan Segal, uma dos sócios do JP Morgan Partners.



Recentes informações deram conta de que o JP Morgan estava planejando a venda de 18,3% de sua participação na StarMedia, mas Segal disse em comunicado que o novo investimento sinaliza o compromisso continuado com a companhia.



Alívio imediato
Os investimentos não devem aumentar a velocidade com que a StarMedia chegará ao equilíbrio fiscal e ao lucro até o quarto trimestre deste ano, mas fornecem uma espécie de amortecedor para a empresa, disse Espuelas.



"Nós estávamos muito tranquilos quanto a nossas projeções de conseguirmos o equilíbrio no quarto trimestre com o capital que já tínhamos em mãos. Estes US$ 36 milhões em recursos adicionais deverão ajudar a acalmar o mercado", disse o executivo, referindo-se aos temores de analistas sobre a capacidade da companhia em se manter independente.



A empresa reduziu seu quadro de funcionários em 25% em maio para conseguir alcançar sua meta de lucratividade quando os recursos obtidos com publicidade caíram.



Analistas da indústria já chegaram a se perguntar se a StarMedia seria capaz de passar pela tormenta que atingiu as empresas pontocom, especialmente depois das demissões da companhia e de uma queda no número de páginas visitadas.



Muitos esperavam que a companhia, vista como um termômetro do mercado de internet latino-americano, faria algum tipo de aliança. Fontes diziam, antes do anúncio de quarta-feira, que a StarMedia receberia um investimento minoritário da BellSouth.



"Diferente de sua timidez de um ano atrás, a StarMedia nos meses recentes não fez nenhum segredo de sua necessidade de fazer uma aliança com uma empresa maior", disse o analista da Jupiter Media Metrix Lucas Graves. "Claramente uma das jóias que interessaria uma companhia como a BellSouth seria o trabalho que a StarMedia tem feito com o WAP e a internet móvel."



Espuelas confirmou que a BellSouth comprou 11% da StarMedia, pagando US$ 2,55 por ação preferencial.



A BellSouth também recebeu garantias para comprar 4,5 milhões de ações adicionais ordinárias da StarMedia. As garantias, que poderão ser praticadas depois de 12 meses, compreendem três lotes de 1,5 milhão de ações cada com preços de US$ 4,55, US$ 6,55 e US$ 8,55 por ação, respectivamente.



A BellSouth e a StarMedia irão compartilhar receitas do portal e do serviço móvel de acesso à internet que serão lançados nos próximos seis meses em mercados importantes da América Latina.



O serviço móvel vai incluir produtos WAP, SMS e acesso via voz ou texto com tecnologias de reconhecimento de voz. Eles permitirão aos clientes da BellSouth acessarem e-mails, conteúdos personalizados e serviços via telefones e outros dispositivos.



"A América Latina vem apresentando tremendo crescimento no mercado sem fio e tem tido tradicionalmente um baixo aumento no número de PCs. Isso significa que muitos consumidores vão acessar a Internet através de outros dispositivos", disse o gerente de marketing da BellSouth International, Roberto Peon.



Espuelas disse que uma das áreas que não foram afetadas pelos cortes na StarMedia foi a que se dedica ao mercado wireless.



A companhia disse que 10% de seus rendimentos vêm de suas iniciativas wireless e que o acordo com a BellSouth vai ser uma grande motivação para estes esforços e permitirá que a companhia diversifique sua fonte de receitas.



Hispânicos dos EUA
Apesar da crise no mercado publicitário na internet, Espuelas se mostrou confiante que o portal que será criado com a Primedia atrairá anunciantes.



"Apesar das reviravoltas do mercado, o uso da internet continua a crescer. Companhias como a StarMedia e outras têm um modelo que pode ser lucrativo e estão em uma fase onde nós poderemos capturar participação de outros competidores", disse Espuelas. "Existe significativo interesse dos anunciantes em atingir a população hispânica nos Estados Unidos, especialmente os homens entre 18 e 34 anos."



O executivo não quis comentar se a StarMedia está negociando com outras companhias em outros possíveis acordos.


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