Os 40 alunos do Colégio Estadual do Paraná que passaram a ter em suas listas de materiais escolares o Caderno Digital, lançado oficialmente nesta sexta-feira pelo governo estadual, são unânimes ao eleger a principal vantagem da inovação tecnológica: as aulas agora tornaram-se muito mais atrativas. O caderno digital é um computador portátil, que mescla características de desktops, que são os computadores de mesa, com as características dos leptops, os portáteis. Os equipamentos estão sendo utilizados em todas as aulas para uma das turmas de 1º ano do Ensino Médio do colégio.
O estudante Márcio Laurindo Silva, 15 anos, diz acreditar que a partir de agora as aulas serão sempre interessantes. ''Podemos consultar um mundo de coisas agora. E temos o livro e o caderno na mesma tela. Ficou mais prático e mais atrativo'', disse.
Na avaliação do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Ramiro Wahrhaftig, a principal característica do programa é a inserção da novidade na vida familiar dos alunos. ''O sucesso da nossa sociedade dependerá do acesso de toda a população à internet'', considera.
A opinião é compartilhada pela coordenadora pedagógica do programa, professora Maria Luíza Moreira Rocha Diniz Lacerda. ''Agora estamos trazendo o mundo para dentro da sala de aula. Vamos usar a informação para contribuir na formação de cidadãos que terão condições de provocar uma mudança na sociedade'', avalia.
Cada um dos computadores portáteis custa cerca de US$ 350. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Estaudal de Ciência e Tecnologia, através do Tecpar, em parceria com diversas empresas da área da informática. No primeiro ano de funcionamento, o caderno digital será usado somente nesta turma, dentro de um projeto experimental. Depois disso, será estudada a implantação da tecnologia em todas as escolas da rede pública do Paraná.
*Leia mais na edição deste sábado da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.