Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Programa Vida Saudável.

Moradores da zona norte protestam contra projeto que prevê 'exploração' de praças e campinhos

Redação Bonde
20 ago 2023 às 16:18

Compartilhar notícia

- Vanessa Carolina e David Roberth Silvestre
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O coletivo Projeto Vista Bela em Movimento realizou neste domingo (20) o fechamento simbólico da praça do bairro, na zona Norte de Londrina, em protesto contra o PL 203/2021, de autoria do vereador Madureira.



O projeto de lei será discutido em audiência pública na noite desta segunda-feira (21), na Câmara de Vereadores. O texto prevê parcerias com associações e entidades para exploração dos parques, praças e campinhos da cidade, inclusive com possibilidade de cobrança para o uso. Movimentos sociais elaboraram um abaixo-assinado contra o PL.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“O Vista Bela já é um bairro que não foi entregue com espaços públicos que atendessem a demanda dos moradores. O território é extenso, e contamos com apenas uma praça pública, que é utilizada por diversos movimentos do bairro e também pelos mais variados tipos de moradores, as crianças utilizam o parque, os idosos a academia ao ar livre, os jovens a quadra society os projetos existentes no bairro ( ao menos 5) utilizam para atividades. Enfim, os espaços públicos são destinados ao público em geral e deve permanecer sendo um direito de todos. Com a aprovação da nova PL, somente uma das inúmeras associações do bairro poderiam legalmente utilizar o espaço, e coibir as demais, pois nem todas as organizações tem CNPJ constituído”, disse a moradora Vanessa Carolina Prates à Rede Lume de Jornalistas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Após acusações de má-conduta

Equipe de Trump tem primeira baixa e escolhido para Departamento de Justiça renuncia à indicação

Imagem de destaque
Braga Netto também indiciado

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista contra Lula

Imagem de destaque
45,2% de crescimento

Mulheres são as mais beneficiadas pelo aquecimento do emprego formal no país

Imagem de destaque
'Tentativa não deu certo'

Lula diz agradecer por estar vivo após relevação de plano golpista para matá-lo


O abaixo-assinado está disponível no link: https://forms.gle/inzQ2zkdRPRiZC36A

Publicidade


ENTENDA O PROJETO


O PL, que já foi aprovado em primeiro turno na forma do substitutivo nº1, institui em Londrina o Programa Vida Saudável. O objetivo é regulamentar e incentivar a cooperação entre o Município e entidades sem fins lucrativos, buscando a ampliação, conservação, manutenção, modernização e utilização dos campos de futebol, das quadras poliesportivas e dos demais bens e espaços públicos destinados ao esporte, lazer e cultura.

Publicidade


Conforme o projeto, organizações da sociedade civil sem fins lucrativos poderão firmar termo de parceria com a Prefeitura para ofertar atividades desportivas, de lazer ou cultura em espaços públicos. O PL prevê que 30% das vagas nas atividades ofertadas sejam reservadas a alunos beneficiados com programas de auxílio de renda federal, estadual ou municipal. Em contrapartida, haverá uma gestão conjunta dos bens e espaços utilizados, de forma a melhorar a segurança, garantir a manutenção e modernização e organizar a utilização dos espaços pela sociedade. 


O projeto também prevê que o acordo de cooperação entre Município e entidades poderá fixar o pagamento de taxas e preços públicos vinculados à utilização dos bens e áreas públicas. 


As organizações da sociedade civil serão escolhidas por meio de chamamento público e a forma de gestão da área pública será fixada em edital. A cooperação atenderá às regras da lei federal nº 13.019/2014, que estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo