O solstício de inverno, que ocorre neste sábado (20), marca o começo da nova estação, que irá até o dia 22 de setembro. A palavra tem origem latina, e vem da junção dos termos sol e sistere, significando "sol que não se mexe”.
Como explica a agrometeorologista do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) Heverly Morais, nessa data a Terra atinge a maior distância angular em relação ao Sol. Por isso, a radiação solar é menor e o dia fica mais curto.
Neste sábado (20), a noite vai durar 13 horas em Londrina.
Leia mais:
Projeto 'Orquestrando o Futuro' reúne cerca de 1.200 alunos no Ouro Verde
Hospitais de Londrina recebem concertos natalinos na próxima semana
Coordenador de equipe de Tiago Amaral fala em ‘portas abertas’ durante transição de governo
Veja a previsão do tempo para este fim de semana em Londrina e região
A partir do começo dessa nova estação, as temperaturas devem continuar caindo. A média das mínimas, conforme os registros do Iapar, é de 12ºC, a passo que a média das máximas é de 24ºC.
Na região de Londrina, de clima subtropical, a tendência é que os invernos sejam períodos secos, com poucas chuvas. Segundo Morais, "A média de precipitação nos meses de inverno é 73 mm, enquanto a do verão é de 206 mm. É comum ocorrer estabilidade atmosférica, ou seja, muitos dias de céu limpo”, informa.
As frentes frias, que provocam chuvas, devem passar de forma ocasional e rápida por Londrina nos próximos meses. Já as massas polares, que abaixam os termômetros e podem causar geadas, chegam pelo Sul do país e podem ficar 2 ou 3 dias pela região.
O horário oficial de início do inverno é às 18h44 do dia 20, quando a Terra atinge a sua maior distância em relação ao Sol.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.