Os próximos dias podem trazer uma significativa mudança no tempo em Londrina e em toda a metade norte do Paraná. Isso porque a partir de quinta-feira (16) o sol vai ceder espaço para a chuva - e que chuva. Só no sábado (18), a expectativa é de mais de 50 milímetros de precipitação, que pode vir acompanhada de raios e rajadas de vento. À FOLHA, a Prefeitura de Londrina informou que a Defesa Civil está preparando um documento com ações preventivas para minimizar possíveis impactos.
Meteorologista do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), Fernando Gomes explica que o calor e a umidade vindos da Amazônia através dos ventos vão favorecer a formação de nuvens de chuva e temporais, principalmente na metade norte do estado. Com isso, o tempo muda a partir de quinta-feira, quando deve chover cerca de 4 mm. Na sexta-feira (17), o volume chega a 30 mm e, no sábado (18), a previsão indica 50 mm.
"É bastante chuva. A gente considera 50 milímetros em um único dia um valor extremo”, aponta. Segundo ele, a forma com que a chuva cai também faz a diferença. “Se for distribuído ao longo do dia inteiro é diferente de 50 mm em um curto período de tempo”, explica, complementando que a previsão indica que, no sábado, a chuva deve se concentrar na parte da tarde até o início da noite. “São chuvas intensas, o que é típico do verão”, garante.
Leia mais:
Secretaria da Fazenda quer mais eficiência na gestão em Londrina
Obras de ampliação do Aeroporto de Londrina serão entregues na próxima semana
Volante fez apenas um treino pelo Londrina EC antes de ir a campo contra o Coritiba
Londrina EC marca estreia no VGD para o início de fevereiro
O risco, segundo Gomes, é de que a chuva venha acompanhada de raios e de rajadas de vento moderadas, que podem chegar a até 46 quilômetros por hora. Os temporais também podem vir acompanhados de granizo: “não é provável, mas é possível”.
O acumulado de chuva previsto entre quinta e a próxima terça-feira (21) é de cerca de 125 mm. A média histórica de chuvas em janeiro em Londrina é de 209 mm, sendo o mês mais chuvoso. O meteorologista reforça que esse número pode mudar conforme os modelos de previsão são atualizados ao longo dos dias.
A chuva mais intensa e volumosa deve ficar concentrada na parte norte do Paraná, mas o restante das regiões também não escapa, como o Sudoeste e o Centro-sul. “A previsão é para todo o estado”, aponta.
A Defesa Civil do Paraná informou que vem monitorando a situação. Já a Defesa Civil de Londrina está montando um documento com ações preventivas, cujos detalhes devem ser divulgados até quarta (15).
Em relação à temperatura, as máximas devem cair de 31° na quinta para 24° na sexta, e que o tempo mais fresco deve se manter ao longo do fim de semana. A queda acontece por conta da precipitação e do tempo nublado. “A configuração dos dias vai ser muito parecida, com a cobertura de nuvens e precipitação”, explica.
Por ser um período de férias, em que muitas famílias aproveitam os dias para levar os filhos para conhecer as cachoeiras, por exemplo, o meteorologista do Simepar orienta que as pessoas se mantenham informadas e acompanhem as previsões do tempo, tanto do local quanto das cidades vizinhas. A precipitação em regiões próximas pode ocasionar a formação de cabeças d’água, que são muito perigosas. “Ao perceber a ocorrência de temporal, que ela procure abrigo imediatamente”, acrescenta, ressaltando o perigo das descargas elétricas.
Leia também: