Uma vistoria de rotina realizada na manhã de hoje (25/07) descobriu um túnel de quatro metros de extensão e um e meio de profundidade cavado por oito detentos do cubículo 2 da Prisão Provisória de Londrina (PPL), prédio que fica anexo à Penitenciária Estadual de Londrina (PEL).
De acordo com informações do diretor interino do presídio, o delegado do 6ª Distrito Policial Algacir Antonio Ramos, os presos aproveitaram o clima chuvoso da terça-feira, quando as visitas foram feitas nas celas e não no pátio como ocorre normalmente, para iniciar a escavação a partir do ralo do banheiro, provavelmente com artefatos de metal. A terra escavada era acondicionada em sacos escondidos sob as camas dos detentos.
Durante a tarde, a cela foi periciada pelo Instituto de Criminalística de Londrina e continuava lacrada até o início da noite. Os oito presos envolvidos na preparação da fuga foram confinados em outra cela e responderão inquérito por danos ao patrimônio público, além de perderem a chance de obter liberdade condicional. A cela será recuperada e deverá voltar a abrigar detentos a partir de sexta-feira.
* Leia mais em reportagem de Lúcio Flávio Moura na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta quinta-feira