No próximo final de semana acontece a 5ª Festa da Mandioca na comunidade da Usina Três Bocas (região sul). Mais de 100 pessoas estão envolvidas entre a colheita da mandioca e a preparação da festa e aproximadamente 2.000 quilos do produto serão consumidas nesses 2 dias.
A comunidade da Usina Três Bocas é líder no plantio de mandioca no município de Londrina e, segundo a presidente da associação de moradores Joelma Aparecida Souza Carvalho, o principal objetivo da festa é divulgar essa característica da região.
"O lucro que obtemos com a festa não é a nossa meta mais imediata. No ano passado, por exemplo, arrecadamos R$ 2,4 mil. Nosso gasto é muito grande. Queremos mostrar nossa produção, trazer as pessoas da cidade para o campo. Temos uma preocupação social com o desenvolvimento da nossa comunidade", esclareceu a presidente.
A festa começa no sábado, às 19h , com uma missa campal. Na seqüência, as barracas típicas começarão as atividades. Às 21h começa a eleição da rainha e da princesa da festa e, a seguir, uma dupla sertaneja (ainda não foi escolhida) irá se apresentar. No domingo o evento continua a partir do meio-dia com as barracas, bingo e apresentações de dança e de música com grupos amadores da região.
A Usina Três Bocas, que está desativada há 11 anos, fica na rodovia João Alves da Rocha, na saída para o distrito rural de Maravilha.