As temperaturas vão continuar amenas nesta terça-feira (5) em Londrina. Com sensação de tempo fresco, a mínima foi de 19°C e a máxima não ultrapassa os 28°C, o clima é considerado agradável, diferente da última semana quando os termômetros marcaram máximas extremas entre 35°C e 37°C.
Segundo a agrometeorologista do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) Heverly Morais, o dia será de céu nublado, com risco de pancadas de chuva no período da tarde. "Estamos sob influência da massa de ar polar que atua em quase todo o Paraná. Se acontecer algum chuvisco no município de Londrina, será em razão da frente fria que já se deslocou, mas ainda pode causar vestígios de instabilidade", explica.
Reflexo no campo:
A falta de chuva e as altas temperaturas refletiram no campo. O último registro de precipitação generalizada que alcançou todas as regiões de Londrina foi há um mês atrás, com total acumulado de 83mm (milímetros). De acordo com Heverly, os agricultores estão sofrendo com a estiagem, já que as últimas semanas só estão ocorrendo chuvas isoladas e insignificantes, no qual favorecem algumas lavouras e desfavorecem outras.
A agrometereologista ainda explica que, mesmo com as pancadas irregulares, as plantações estão em estado de atenção. "Nesta época do ano, a soja necessita de água para a frutificação das terras. O que não vem ocorrendo desde novembro, pois as chuvas estão abaixo da média. A olericultura (plantio de hortaliças) está sofrendo com as temperaturas elevadas, o forte calor provoca queima e deixa as plantas murchas, principalmente as folhosas, como alface, rúcula e couve", finaliza.