O Instituto Não Me Esqueças está oferecendo uma palestra para profissionais de saúde, cuidadores, familiares e o público geral com o tema "Estimulação Biopsicossocial – Atuação Multiprofissional no Cuidado de Pessoas com Demência”.
A atividade será promovida nesta quarta-feira (6), às 14h15, na AML Cultural, localizada na rua Maestro Egídio do Amaral, 130, em frente à Concha Acústica. O evento é gratuito, realizado em parceria com o Gesen (Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento da Universidade Estadual de Londrina).
O tema tratado será a importância da atuação conjunta de diferentes especialidades no cuidado integral a pessoas que vivem com demência, dentro da perspectiva biopsicossocial. Essa abordagem considera não apenas os aspectos biológicos, mas também os fatores psicológicos e sociais que influenciam a saúde e o bem-estar das pessoas.
Leia mais:
Câmara de Londrina aprova 'entretenimento limitado' e prazo para carroças
Londrina recebe cinco novas ambulâncias de suporte básico
Belinati solicita urgência em análise de veto ao parcelamento na Câmara de Londrina
Idosa morre ao ser atropelada por ônibus na zona Norte de Londrina
Quatro palestrantes, todos da própria equipe do Instituto Não Me Esqueças, vão participar do encontro: Fernanda Figueiredo, psicóloga com experiência em cuidados paliativos, gerontologia e luto; Bryan Felipe, fisioterapeuta especializado em neurofuncional, com foco em atendimento domiciliar; Guilherme Lopes, fisioterapeuta com expertise em neurologia adulta e cuidados intensivos; e Rafaela Rossi, pedagoga e neuropsicopedagoga, atuante em estimulação cognitiva, com formação ampla em educação e saúde.
Cursos para cuidadores familiares
Além da palestra, o Instituto oferece também um curso para cuidadores familiares, como uma oportunidade para aprimorar conhecimentos e técnicas essenciais para o cuidado de pessoas que vivem com demência, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida para todos os envolvidos.
Serão três encontros presenciais, sempre às sextas-feiras, na sede do Instituto Não Me Esqueças, na rua Paes Leme, 569, nos dias 8 e 22 de novembro e 6 de dezembro, das 9h30 às 11h30. As inscrições são gratuitas, mas limitadas a 25 participantes por turma e estão abertas até quinta-feira (7).
As aulas serão conduzidas pela dentista Fabíola Germani Figueiredo e pela enfermeira Maisa Fulanetto e abordará temas como sensibilização sobre o cuidado à pessoa com demência, prevenção e cuidados com a pele, higiene bucal e manejo seguro.
Também oferecerá orientações sobre cuidados com a pele da pessoa idosa, dicas sobre higiene corporal, prevenção de lesão por pressão, transporte seguro de pessoas com mobilidade reduzida, manejo de sondas e realização correta de curativos em feridas ou machucados simples para evitar agravamento.
Interessados podem se inscrever diretamente com o Instituto acessando o formulário on-line. Já para aqueles que desejam receber certificado, a orientação é se inscrever no site da UEL. A certificação só será concedida para quem comparecer ao menos a dois encontros.
Sobre o Instituto Não Me Esqueças
Fundado em 2017, o Instituto integra a Febraz (Federação Brasileira das Associações de Alzheimer) e é reconhecido como uma Instituição Amiga da Pessoa Idosa, comprometido com os direitos e o bem-estar das pessoas que vivem com demências.
Leia também: