Nesta quarta-feira (6), às 14h30, e quinta-feira (7), às 9h o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) vai formar 250 alunos do 5º ano de quatro escolas municipais de Londrina. O evento será reservado apenas aos familiares. Na quarta, será no auditório do Complexo Educa localizado na rua Prefeito Faria Lima, 400, já na quinta, o evento será no Teatro Marista localizado na Rua Cristiano Machado, 240.
A ação é promovida pela Prefeitura de Londrina, por meio da SME (Secretaria Municipal de Educação), em parceria com a PM (Policia Militar do Paraná). O programa atua prevenção ao uso de drogas e a práticas violentas dentro e fora do ambiente escolar.
Neste ano, foram contempladas as escolas municipais Professor Carlos Zewe Coimbra, Professor Joaquim Pereira Mendes, Nina Gardeman e Hikoma Udihara. Desde o final de abril, os estudantes participaram de uma aula por semana, ao longo de dez semanas.
Leia mais:
Londrina: Meio Ambiente reforça proibição de fogos de artifício com estampido
Londrina sanciona lei que regulariza imóveis industriais
Confira a programação de missas de Natal nas principais paróquias de Londrina e região
Profis 2024 de Londrina ultrapassa em R$26 milhões a meta de arrecadação de 2024
Nas aulas, são utilizadas apostilas e vídeos educacionais, que ensinam comunicação não verbal e escuta ativa, como lidar com situações de tensão e com a pressão de colegas. O material recebido pelos estudantes das nove turmas em Londrina é o mesmo utilizado em todo o Brasil.
Na cerimônia, será premiada, também, a melhor redação de cada turma sobre o tema “O que aprendeu no Proerd”. “A formatura encerra o ciclo das aulas em um grande evento, com a participação dos familiares. O compromisso do programa é que os alunos estejam, cada vez mais, inseridos em nossa comunidade” esclareceu a gerente de Formação Continuada da SME, Carla Cordeiro.
O curso é ministrado por policiais militares, capacitados pelo programa. Esse ano, os instrutores foram a 3º sargento Silvia e o soldado R. Mendes. “Nós, policias, temos um contato muito grande com as crianças durante as aulas. Junto com a família e a escola, formamos os três pilares do programa”, explicou Silvia.
O Proerd é promovido pela polícia militar dos estados, com apoio do governo federal e dos municípios. A iniciativa foi implementada no Brasil em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, seguindo modelo utilizado nos Estados Unidos. Em Londrina, o programa está ativo desde 2019.
Participe do canal de transmissão do Bonde no insta! Vem pro Bonde do Bonde. Clique aqui.