Além de transportar chuva para Londrina nesta segunda-feira (28), a esperada frente fria traz consigo uma massa polar que chama os olhares da meteorologia local. As mínimas, que foram de 12,6ºC nesta segunda (28), decaem até os 3ºC na terça-feira (29). O frio intenso será o cartão de boas-vindas para julho, e apenas 1ºC deve ser registrado na quarta (1º). A previsão é do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná).
Para a agrometeorologista Angela Costa, as geadas promovidas pelo fenômeno já eram óbvias em regiões paranaenses com grande altitude, como Sul, Centro-Sul e Campos Gerais. A novidade é que elas podem surgir também no Norte e Noroeste do estado, incluindo Londrina, que são localidades protegidas do vento intenso.
A pesquisadora monitora as condições climáticas para as lavouras, sobretudo o cultivo cafeeiro. O serviço Alerta Geada, organizado pelo IDR em parceria com o Simepar, será acionado para os agricultores locais. Ela sugere que cafés recém plantados em até dois anos recebam proteção.
Leia mais:
Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina
“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina
Árvore de Natal do Lago Igapó será inaugurada nesta sexta em Londrina
Feira Londrina Criativa acontece neste fim de semana em shopping da zona norte
Uma das medidas é que as mudas sejam enterradas para não entrarem em contato com as camadas de cristal.
Nesta segunda (28), o frio intenso ainda não virá. Veja a previsão atual.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.