A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Gestão Pública e da Autarquia Municipal de Saúde, realizará nesta quinta-feira (23), das 7h30 às 11h30, o treinamento de servidores municipais para o uso adequado do desfibrilador. O curso acontecerá no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), situado na rua Maranhão, 463, centro.
Vinte e cinco funcionários que trabalham no atendimento ao público, na Praça de Atendimento da Prefeitura, passarão pelo treinamento. Todos foram indicados pela chefia superior e estarão habilitados a realizar massagens cardíacas e a utilizar o desfibrilador quando for necessário. O aparelho emite uma descarga elétrica para corrigir a fibrilação ventricular e fazer o coração bater novamente no ritmo adequado para bombear o sangue.
De acordo com a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU, Cleonice Midori, os participantes vão aprender a identificar a pessoa que com parada cardíaca. "Na capacitação, eles aprenderão a identificar as pessoas que estão tendo uma parada cardiorrespiratória ou que já tiveram e saberão dar o suporte básico e realizar a massagem cardíaca. Após a capacitação, a pessoa com certeza estará pronta para utilizar o aparelho, pois ele direciona as ações", explicou.
De acordo com a Lei n° 8.845, de 17 de julho de 2002, é obrigatório o treinamento e capacitação de pessoal para a prestação de suporte básico de vida em locais públicos e privados com grande concentração de pessoas como, por exemplo, aeroportos, terminais rodoviários, shopping-centers, hipermercados e instituições de ensino superior.