Armadilhas instaladas em cemitérios públicos e privados de Londrina recolheram 3.594 escorpiões em 2023. O número é expressivo, já que em toda a cidade foram 1.013 animais coletados. E este ano já são 1.700 animais capturados nos abrigos, contra 510 em toda a cidade.
As armadilhas renderam ao servidor Mário Inácio da Silva, da Diretoria de Vigilância da Saúde da secretaria municipal de Saúde, o primeiro lugar no Programa de Incentivo à Inovação, da prefeitura municipal. Três iniciativas foram premiadas nesta terça-feira (2).
O projeto desenvolvido por Silva foi denominado “Estratégia de Adaptação de Abrigos para Escorpiões”. A implantação começou em 2019, em dois cemitérios municipais; atualmente as armadilhas estão em 12 locais públicos e privados, nas áreas urbana e rural. Alguns dos abrigos são em madeira, outros utilizam bloco, pela sua durabilidade e resistência.
Leia mais:
Secretaria da Fazenda quer mais eficiência na gestão em Londrina
Londrina deve enfrentar temporais no fim da semana; Defesa Civil prepara ações
Obras de ampliação do Aeroporto de Londrina serão entregues na próxima semana
Volante fez apenas um treino pelo Londrina EC antes de ir a campo contra o Coritiba
De acordo com o servidor, os números sobre captura e o comparativo com o que é coletado na cidade mostram eficácia do método. “Essa diferença, com mais que o triplo de escorpiões capturados nos abrigos, destaca a eficácia do método, especialmente considerando que a média anual de captura era de cerca de 500 escorpiões", explica. "Além dos resultados significativos, a técnica também é financeiramente vantajosa. O custo de fabricação e instalação dos abrigos é baixo, e elas são fáceis de manipular e manter, o que reduz consideravelmente os custos operacionais”, acrescentou.
Nessa terceira edição do programa, que é organizado pela secretaria municipal de Governo, foram inscritas 13 ações desenvolvidas na esfera municipal, seja em secretarias, órgãos ou autarquias.
Em terceiro lugar foi selecionado “Aqui tem história… Realidade aumentada aplicada do patrimônio”, inscrito por Ana Luiza Muller Moreira e Robson Naoto Shimizu, ambos do ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Londrina). Essa plataforma on-line disponibiliza informações históricas da cidade, possibilitando inserir diversas camadas históricas de conhecimento, tudo em formato virtual.
A comunidade pode conferir os três roteiros turísticos criados no centro de Londrina, que contam a história da cidade. As informações e links de acesso estão disponíveis na página do Instagram @conheca.londrina
ROBÔ JANO
Na segunda colocação, ficou o projeto do Robô Janô, utilizado pelo Laboratório de Inovação (Inovalab) da Procuradoria-Geral do Município e representado pelo procurador Sérgio Veríssimo. Com essa ferramenta, algumas etapas dos processos judiciais passaram a contar com o peticionamento automático. Além de ágil, essa opção possibilita que os servidores se dediquem a outras tarefas, já que reduz a carga de trabalho da equipe envolvida.
O prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, receberam os servidores que se destacaram com seus projetos e entregaram a Menção Honrosa para cada um deles. O prefeito aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os servidores municipais pelo empenho e dedicação aplicados ao longo dos seus dois mandatos, e que permitiram que, hoje, Londrina esteja em um patamar superior.
Para o secretário João Luiz Esteves, o Programa de Incentivo à Inovação representa, primeiramente, o reconhecimento do serviço feito pelo servidor municipal. “Todos esses projetos que foram apresentados nessa edição demostram como o servidor, inclusive, está preocupado em ter inovação, em ter métodos para desenvolver com mais qualidade e mais eficiência os serviços prestados à população. Isso é de extrema importância”, salientou. Outro objetivo do programa envolve o estímulo para que os demais servidores repensem seus processos de trabalho e contribuam para que a Prefeitura avance em inovação e tecnologia.
(Com informações do N.Com)