Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Projeto-piloto

Primeiros mosquitos machos estéreis são soltos no Mister Thomas, zona leste de Londrina

Pedro Marconi - Grupo Folha de Londrina
10 jul 2023 às 19:00

Compartilhar notícia

- Gustavo Carneiro/Grupo Folha de Londrina
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Centenas de mosquitos Aedes aegypti dentro e fora de casa chamaram a atenção da aposentada Maria de Lourdes Amaro, moradora do Mister Thomas, zona leste de Londrina. “Assusta, porque é uma quantidade grande. Eles dizem que não pica, mas vai saber. Dá até uma agonia”, comentou. Os mosquitos foram soltos no bairro na tarde desta segunda-feira (10), dando início ao projeto que visa reduzir a circulação do transmissor da dengue na localidade.


Por semana serão soltos cerca de 350 mil mosquitos machos, produzidos em laboratório, totalizando oito milhões até dezembro. “O planejamento é para que cheguemos até o final do ano com índice de infestação quase zero nessa localidade. A partir desta primeira soltura s os monitoramentos, pelas nossas equipes e da empresa, vamos observar se haverá diminuição nos indicadores”, destacou Felippe Machado, secretário municipal de Saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A promessa é de que os mosquitos que estão sendo liberados não fazem mal a saúde. “O projeto prevê o controle natural de vetores ao fazer a liberação massiva do mosquito macho para ele encontrar a fêmea em campo. Essa fêmea vai copular com ele e vai seguir a vida dela normalmente, mas depois, quando ela colocar os ovos, esses ovos estarão vazios e assim a gente vai reduzir a população do mosquito em campo”, detalhou Filipe dos Anjos, biólogo e gerente de Campo da Forrest Brasil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Com 50 vagas

Funcart está com inscrições abertas para Curso Intensivo de Iniciação Teatral em Londrina

Imagem de destaque
Em manutenção

Rompimento de rede afeta abastecimento na região Leste de Londrina

Imagem de destaque
Máxima de 32°C

Quinta-feira será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região

Imagem de destaque
Coro Cênico

Cena musical em Londrina: idosos são destaques no palco e na plateia


A expectativa é de que em cerca de três meses os primeiros resultados comecem a aparecer. “O projeto terá duração de seis meses. Temos duas áreas de trabalho: o Mister Thomas e o Jamile Dequech, na zona sul. O Dequech é nossa área de controle, onde instalamos armadilhadas de monitoramento da infestação do mosquito. No Mister Thomas vamos fazer o monitoramento e a liberação, justamente para ver qual o efeito deles”, explicou o representante da multinacional de biotecnologia. O mosquito macho não pica os seres humanos, apenas a fêmea.


CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA:

Imagem
Primeiros mosquitos machos estéreis são soltos no Mister Thomas
Bairro foi escolhido para receber projeto-piloto que vai liberar cerca de oito milhões de Aedes aegypti até dezembro para combater a dengue
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo