Londrina

Prazo para pagar IPTU começa a vencer nesta terça

27 jan 2003 às 20:02

A Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) espera entregar, até o dia 10 de fevereiro, 111.436 carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Londrina. Até a última sexta-feira, 53.564 contribuintes foram notificados sobre o valor e data do pagamento. O cronograma de vencimentos começa nesta terça-feira e vai até o dia 28 de fevereiro. Assim como no ano passado, quem quitar o imposto à vista terá um desconto de 10%. Caso contrário, a dívida será parcelada em 10 vezes.

Por enquanto, 4.041 carnês foram devolvidos à Central de Atendimento ao Contribuinte. Segundo a diretora de arrecadação Maria Sadako Ivamoto, eles pertencem a pessoas que não foram encontradas em sua residência ou mudaram de endereço. ''Após o encerramento das entregas, vamos publicar um edital com o nome e a incrição de todos os contribuintes que não foram notificados com um novo prazo para o pagamento à vista. Guardaremos os carnês até o dia 31 de março'', acrescentou Maria.


Segundo o secretário municipal da Fazenda Rubens Menolli, o valor lançado no IPTU deste ano é de R$ 81,7 milhões, mas a previsão de arrecadação é de R$ 55 milhões. Em relação a 2002, o imposto foi reajustado em 8%. ''Foi um aumento parcial porque a inflação do período, medida pelo Instituto de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi de 11%'', justificou a diretora de arrecadação.

Para facilitar o acesso às informações sobre o imposto, a prefeitura colocou à disposição dos contribuintes uma equipe de funcionários na entrada do prédio, o disque-IPTU (3372-4444) e a home page (www.londrina.pr.gov.br). Os interessados na isenção ou no pagamento com desconto de 50% devem consultar especificamente o decreto 797 ou a lei nº 8.791/2002, disponíveis na internet através do endereço eletrônico citado anteriormente.


Continue lendo