Ainda esta semana a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) colocará em operação um anel de reforço na rede de abastecimento de água do Residencial Vista Bela. No local, será instalada uma tubulação exclusiva de 200 milímetros de diâmetro, aumentando em mais 150 mil litros por hora a capacidade de abastecimento para os moradores do bairro. A medida foi anunciada hoje (3/4), na Câmara de Vereadores, pelo coordenador de clientes da Companhia em Londrina, Júlio Cesar de Souza, durante a reunião da Comissão Especial da Câmara, criada para discutir soluções para aos atuais problemas do residencial, localizado na região Norte da cidade.
O encontro desta manhã foi coordenado pela vereadora Sandra Graça (PP), presidente da comissão e contou com a participação dos vereadores Vilson Bittencourt (PSL), vice-presidente do grupo de trabalho; Gustavo Richa (PHS) que será o relator; além de Gaúcho Tamarrado (PDT) e Tio Douglas (PTB). Participaram ainda secretários municipais, diretores de órgãos públicos municipais e estaduais, representantes da Caixa Econômica Federal e das construtoras responsáveis pela obra; líderes religiosos e moradores do Residencial Vista Bela.
Sandra Graça considerou a reunião bastante positiva em razão dos avanços conquistados nos últimos dias com influência direta na melhoria das condições de vida dos moradores. "Tivemos avanço na questão da Sanepar; nas medidas adotadas pela Cohab e pelas secretarias municipais como também pela Caixa Econômica Federal", relatou. E continuou: "O Senac vai promover um curso de capacitação aos síndicos do residencial para instruir sobre os procedimentos necessários para o bem-estar dos moradores e já assumiu compromisso de realização de alguns cursos profissionalizantes", afirmou a presidenta da Comissão.
Leia mais:
Enem 2024: Londrinenses '50+' buscam vagas na universidade
Instalação das novas torres de iluminação do Estádio do Café entra nos estágios finais em Londrina
Londrina terá encontro de colecionadores de cédulas, moedas e selos neste sábado
Em apenas 8 dias, chuvas em novembro já atingiram 81% da média histórica em Londrina
O presidente da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD) José Roberto Hoffmann, informou a criação de um consórcio composto pelas construtoras Artenge, Protenge e Terra Nova que após resolverem o problema das rachaduras nas paredes de algumas unidades habitacionais, também se responsabilizaram pela pintura dos 90 prédios do residencial como reforço na impermeabilização dos imóveis, trabalho que atingirá 1.440 moradias das 2.712 unidades habitacionais do Vista Bela. As outras 1.272 moradias são unidades térreas e caso os moradores constatem a necessidade de reparos, deverão comunicar a Caixa Econômica Federal. "Basta o morador ligar para o telefone 0800-721-6268, que as providências serão tomadas rapidamente", garantiu o engenheiro.
Já o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Orides Millezi Júnior, anunciou durante a realização da licitação de uma Casa Lotérica para funcionar no setor comercial do Vista Bela e atender como uma unidade avançada do banco. O superintendente também garantiu que irá acompanhar os trabalhos da Comissão Pró Vista Bela criada pela Câmara de Vereadores, paralelamente às órgãos públicos municipais e estaduais, com o objetivo de resolver os problemas pontuais relacionados à Caixa.
Educação e saúde - O planejamento também avançou nas áreas da educação e da saúde. A secretária da Educação, Janet Thomas, informou que será necessário o prazo mínimo de um ano para o funcionamento efetivo dos prédios públicos que deverão ser destinados às escolas, aos centros municipais de educação infantil (cmeis) e à unidade básica de saúde. "Hoje já temos no Vista Bela um CMEI que atende 160 crianças, mas temos outras 363 na lista de espera. Pretendemos concluir a construção de dois centros com 240 vagas no próximo ano com perspectiva de atendimento da demanda total do bairro em 2015. Hoje equacionamos a demanda encaminhando crianças para as creches existentes nos bairros próximos ao Vista Bela", explicou a secretária.
Janet Thomas também informou que já existe recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a construção da escola de ensino fundamental que funcionará em período integral com capacidade para 850 alunos, a partir de 2015, num prédio que estará localizado entre o Vista Bela e o Moradas Portugal. "Enquanto isso vamos garantir o transporte dos alunos do Vista Bela para as escolas da região, como já vem sendo feito", disse a secretária.
A professora Lúcia Cortez, chefe do Núcleo Regional de Educação informou que já foi aberta licitação com recursos do Governo do Estado para a construção de uma escola estadual destinada ao ensino médio, em terreno doado pelo município. Estima-se que a unidade atenda 800 alunos por turno, nos períodos matutino e vespertino, a partir de agosto de 2014. Segundo Lúcia Cortez, no período noturno, a intenção da Secretaria Estadual de Educação é oferecer cursos profissionalizantes naquela unidade.
Os representantes das secretarias municipais de Obras e de Saúde, também presentes à reunião, confirmaram que a Prefeitura já prepara licitação para a construção da Unidade Básica de Saúde na região, localizada no jardim Padovani e projetou a construção de um prédio de 500 m², para funcionar no final de 2014. No entanto, após sugestão apresentada pelos vereadores, a Secretaria Municipal de Saúde está estudando a possibilidade de atendimento dos moradores do bairro com serviços de saúde por meio de uma unidade volante.
Ao final da reunião todos os presentes receberam dos integrantes da Comissão Especial Pró Vista Bela um adesivo com a frase "Vida Nova – Vista Bela" que simboliza o objetivo do trabalho que vem sendo realizado no Residencial com a criação de uma rede de apoio aos moradores.