Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saiba mais!

Londrina oferece 53 cursos de residência médica em cinco instituições de saúde

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
01 mar 2024 às 10:00

Compartilhar notícia

- Reprodução/Canva
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Anualmente, o dia 1° de março marca o início do ano letivo dos Programas de Residência Médica nas 55 especialidades reconhecidas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). 

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Segundo dados do Anuário das Federadas e Sociedades de Especialidades, elaborado pela AMB (Associação Médica Brasileira), em parceria com a empresa da consultoria DOC, a Residência Médica no Brasil hoje se resume a:

Leia mais:

Imagem de destaque

Secretaria da Fazenda quer mais eficiência na gestão em Londrina

Imagem de destaque
Alerta

Londrina deve enfrentar temporais no fim da semana; Defesa Civil prepara ações

Imagem de destaque
Modernização do terminal

Obras de ampliação do Aeroporto de Londrina serão entregues na próxima semana

Imagem de destaque
Ex-Santos

Volante fez apenas um treino pelo Londrina EC antes de ir a campo contra o Coritiba


- 7.417 programas;

Publicidade

- 1.014 instituições;

- 46.610 residentes;

Publicidade

- 70.047 vagas autorizadas.

 

Publicidade

Em Londrina, cinco instituições oferecem, juntas, 53 cursos de Residência Médica: Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina, Iscal (Irmandade da Santa Casa de Londrina), Hospital Evangélico de Londrina, Hospital do Câncer e Hoftalon - Hospital de Olhos. Além disso, o Honpar (Hopsital Norte do Paraná), em Arapongas, oferece seis cursos. 

Publicidade



AML COLABORA NA DEFESA DOS MÉDICOS RESIDENTES

 

Publicidade

O doutor Lucas Henrique Rinaldi Faidiga, médico residente em clínica médica e representante da Comissão de Residência 2023/2026 da AML, avalia que a oferta de Residência Médica no Brasil é adequada para a maioria das especialidades, mas ainda faltam algumas pontuais. 


“Atualmente, existe um número expressivo de formandos, sendo impossível a equiparação”, justifica.

Publicidade

 

“Em comparação ao restante do país, os programas de residência locais são compatíveis para uma formação de profissionais qualificados, uma vez que apresentam hospitais de qualidade e com bom fluxo, ambulatórios e incentivo à pesquisa”, diz o médico. 

 

Para o profissional, o principal desafio do médico residente ainda é conciliar a Residência Médica com os estudos, trabalho, lazer, atividade física, entre outras atividades. “Afinal, a rotina é intensa e a necessidade da busca do equilíbrio constante.”

 

Como associado da AML, ele acredita que a entrada do médico no associativismo deve começar desde o início na formação acadêmica. “Ao passo, fornece uma ambientalização com os colegas de trabalho, conhecimento e rotina médica”, opina.

 

Ele elenca uma série de vantagens em se associar: “A AML pode colaborar com a defesa do médico residente, na produção científica, na complementação da sua formação educacional, no incentivo ao lazer e esporte e também no gerenciamento de carreira”, cita o médico.

 

Ser associado AML significa pertencer a uma entidade que fortalece a representatividade dos médicos e garante maior poder de decisão em temas relativos ao exercício da profissão, inclusive por meio da filiação automática à AMP (Associação Médica do Paraná) e à AMB (Associação Médica Brasileira). 

 

Esse termo de compromisso com a AMB e a AMB permite acesso a serviços jurídicos, técnicos, marketplace, seguros e certificados, que são ofertados nos programas de benefícios das nossas entidades médicas estadual e nacional. 

 

Outra boa notícia para os residentes é que recentemente, com a união entre os Conselhos Regionais e a Plenária CFM, ficou definido pela Resolução CFM n° 2.368/2023 o abatimento de 80% para o pagamento da primeira taxa de inscrição e da anuidade do Conselho Regional de Medicina do médico recém-formado, beneficiando principalmente os médicos mais jovens, em início de carreira.

 

Imagem
Em meio ao aumento de casos, saiba diferenciar os sintomas de dengue e de covid-19
Em meio a uma explosão de casos de dengue e o aumento de infecções por covid-19 no Brasil, sintomas como febre, dor de cabeça e mal-estar passaram a assustar e gerar muitas dúvidas. No atual cenário epidemiológico, é importante saber diferenciar .


COMO FUNCIONA A RESIDÊNCIA MÉDICA

 

Residência Médica é a modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de especialização, que confere título de especialista. 

 

Somente serão reconhecidos como pré-requisitos para cumprimento de um Programa de Residência Médica as formações certificadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). 

 

A comissão é responsável pela regulação e supervisão dos programas de Residência Médica, bem como o credenciamento e recredenciamento de Instituições que oferecem essas Residências, sejam elas públicas ou privadas. 

 

Esta modalidade de ensino é caracterizada por treinamento em serviço, funcionando sob a responsabilidade de instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.  


Imagem
Apucarana decreta situação de emergência por casos de dengue
A Prefeitura de Apucarana (Centro-Norte) decretou nesta quinta (29) situação de emergência por conta da epidemia de dengue registrada no município.


Conheça os cursos em Residência Médica ofertados em Londrina e Arapongas:

 

HU/UEL 


*Sem pré-requisitos: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Dermatologia, Infectologia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Neurocirurgia, Neurologia, Obstetrícia e Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia, Pediatria e Psiquiatria

 

*Com pré-requisitos: Cardiologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Endocrinologia e Metabologia, Gastroenterologia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia.                                              

 

Hospital do Câncer


Cancerologia Cirúrgica e Oncologia Clínica.                       

 

Santa Casa de Londrina


Anestesiologia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Neurocirurgia, Neurologia, Ortopedia/Traumatologia, Pediatria, Radiologia/Diagnóstico por Imagem, Cardiologia, Cirurgia Vascular, Endoscopia, Nefrologia

 

Hospital Evangélico de Londrina


Anestesiologia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Intensiva, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Urologia.

 

Hoftalon 


Oftalmologia.

 

Honpar


Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Cirurgia Vascular, Cirurgia, Cardiovascular, Ortopedia e Traumatologia e Urologia.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo