A prefeitura de Londrina inaugura nesta quinta-feira (7) mais quatro totens de segurança da Guarda Civil Municipal. De acordo com o secretário da Defesa Social do município, Coronel Pedro Ramos, as instalações devem ser finalizadas até o fim do dia.
Os totens que começam a funcionar nesta quinta ficam na praça Tomi Nakagawa (região central), na praça Nishinomiya (região leste), no Lago Norte (no Cinco Conjuntos) e no Lago Igapó II (avenida Higienópolis esquina com a rua Joaquim de Matos Barreto).
Leia mais:
Posto para emissão de passaporte começa a atender na segunda no Londrina Norte Shopping
Nova Maternidade do HU de Londrina registra 1,8 mil partos em um ano
Guitarrista Carvin Jones se apresenta em Londrina neste sábado
Secretaria do Trabalho de Londrina disponibiliza apoio para as contratações de fim de ano
A proposta inicial, segundo o secretário, era implementar mais 11 totens, mas, devido a questões orçamentárias, somente quatro foram aprovados. Contando com os novos, Londrina tem agora 12 equipamentos espalhados por diversas regiões. Eles estão na praça Dom Pedro I, no Centro de Artes e Esportes Unificados, no Bosque Central, na Concha Acústica, na praça do Complexo Esportivo do conjunto Maria Cecília, na praça da Bandeira, no Anfiteatro do Zerão e na rotatória do cruzamento das avenidas Ayrton Senna e Maringá. O investimento total é de R$ 5,7 milhões.
Ramos também explicou que a instalação tem o propósito de trazer mais segurança às famílias e empresários dos bairros, principalmente no período de fim de ano.
"A gente pode usar essa ferramenta já no final do ano, principalmento no Lago [Igapó II] que tem as festividades de Natal. É o caso também da região norte, em que estão sendo ampliados os serviços, inclusive com a colocação de containers e banheiros lá. Se não levarmos a segurança [para os espaços], os ambientes acabam sendo vandalizados e deteriorados."
O secretário também ressaltou que a experiência foi um sucesso, superando as expectativas da prefeitura. "Essa foi uma experiência bem-sucedida, basta ver os resultados que a gente obteve na praça Dom Pedro I e na [avenida] Ayrton Senna com a [avenida] Maringá, onde a gente zerou os tipos de problema existentes", pontuou.
Ramos disse que os totens podem ser considerados um trabalho consolidado em Londrina e que precisam ser ampliados nos próximos anos. "Onde há segurança, há a circulação de pessoas de bem. Inclusive, se a gente inaugurasse os 11 totens, a zona norte teria mais uma unidade, mas não está na nossa possibilidade orçamentária no momento", concluiu.