Até o fim da manhã desta quinta-feira (5), 1,7 mil domicílios de Londrina permaneciam sem luz, segundo dados da Copel (Companhia Paranaense de Energia) devido a quedas de árvores e rompimento de fiação.
Equipes trabalharam ao longo da noite de quarta-feira (4) e madrugada, e seguem em campo nos reparos da rede elétrica nos pontos afetados pelo temporal que atingiu diversas regiões do Paraná. Classificada pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) como tornado F2 – quando os ventos chegam a 100 km/h –, a tempestade provocou danos graves à rede, como quebra de postes e a queda de árvores sobre os cabos.
Às 11h30, eram 22,3 mil consumidores sem energia no Estado, conforme a Copel. Os municípios mais afetados são Sarandi e Maringá, no Noroeste, com 2,8 mil consumidores desligados cada, e Apucarana (Centro-Norte), com 1,9 mil clientes sem acesso à energia elétrica.
Leia mais:
Vereadores de Londrina aprovam projeto que regulamenta uso de diárias
Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quinta-feira
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Cascavel (Oeste) está com 1,7 mil consumidores sem energia, e chegou a ter 55 mil consumidores desligados e 43 postes quebrados. Na região Oeste, como um todo, a companhia registrou 78 postes quebrados.
No Norte do estado, até agora, foram identificados 14 postes danificados.
Importante
A Copel lembra que, em ocorrências climáticas como esta, é importante o cuidado com a segurança. A população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados, e acionar a concessionária através do número 0800 51 00 116.
Falta de luz
A comunicação sobre falta de luz pode ser feita pelo telefone, mas também por meio do aplicativo para celulares, pelo site www.copel.com e pelo número de WhatsApp 41 3013-8973. Sem internet, o aviso ainda pode ser enviado à Copel por meio de mensagem de texto (SMS) para o número 28593, escrevendo as letras “SL”, de “sem luz”, mais o número da unidade consumidora, que se encontra destacada no cabeçalho da conta de luz.
Atualizada às 12h01.