O Conselho Universitário da UEL (Universidade Estadual de Londrina) entrega, no dia 18 de novembro, o título de Doutor Honoris Causa para a liderança negra de Londrina Vilma Santos de Oliveira, a Yá Mukumby, falecida em 2013.
A homenagem integra a programação do Mês da Consciência Negra, que reúne diversas atividades durante o mês de novembro. Dona Vilma, como também era conhecida, foi a primeira mulher negra a receber a honraria da UEL.
De acordo com a Resolução 087/2022, que oficializa a entrega do título, Dona Vilma foi uma personalidade de destaque para Londrina e para a UEL. Lutou para que a juventude negra tivesse acesso à universidade pública, gratuita e de qualidade e pelas políticas de ações afirmativas, dentre elas as cotas raciais, implantadas em 2005 na Universidade.
Leia mais:
Dia da Saul Elkind movimenta principal via comercial da zona norte de Londrina
Escola Municipal do Eli Vive em Londrina ganha sede em terreno de 6.300m²
Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina
Sessão Kinopus exibe filmes restaurados para comemorar os 90 anos de Londrina
A atuação na sociedade se deu nos mais diversos espaços: acadêmico, cultural, religioso e de militância. Ela foi presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, membra do Conselho Municipal para a Promoção da Igualdade Racial, vice-presidente do Movimento Negro de Londrina e membra da Comissão de Homologação de Cotas para Negros da UEL.
Leia a reportagem na íntegra na FOLHA DE LONDRINA.