A Câmara de Vereadores realiza nesta sexta-feira (27), às 20h, a sessão solene para entrega do título de Cidadão Honorário de Londrina ao juiz Jamil Riechi Filho, titular da 4ª Vara Cível de Londrina e presidente estadual dos Gideões Internacionais, associação evangélica cristã com atuação no Brasil. A iniciativa da homenagem ao magistrado partiu do vereador Jamil Janene (PP) e foi subscrita também por 16 vereadores, transformando-se na Lei n° 12.167/2014, sancionada em setembro do ano passado pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD).
O juiz Jamil Riechi Filho nasceu em Curitiba (PR), em 28 de março de 1963. Cursou o ensino fundamental e médio na capital do Estado, onde concluiu o curso de Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) em 1985. Atuou nas cidades de Cruzeiro do Oeste, Marilândia do Sul e União da Vitória, até ser designado Juiz Substituto da Comarca de Londrina, em março de 2005. Em julho de 2007, assumiu a função de Juiz Titular da 4ª Vara Cível.
Três anos depois, em 2010, o juiz Jamil Riechi Filho coordenou em Londrina o processo eleitoral daquele ano, com a preocupação de incentivar a participação dos jovens no pleito, ao perceber a pouca disposição dos maiores de 16 anos de se cadastrarem para o voto. Na justificativa anexa à proposta de homenagem, o vereador Jamil Janene faz referência a esta importante atitude do magistrado e destaca a seriedade e a dedicação do juiz ao seu trabalho.
Leia mais:
Secretaria da Fazenda quer mais eficiência na gestão em Londrina
Londrina deve enfrentar temporais no fim da semana; Defesa Civil prepara ações
Obras de ampliação do Aeroporto de Londrina serão entregues na próxima semana
Volante fez apenas um treino pelo Londrina EC antes de ir a campo contra o Coritiba
Paralelamente à atuação profissional, Jamil Riechi Filho participa da associação evangélica cristã Gideões Internacionais no Brasil, entidade para a qual foi eleito em abril do ano passado para o cargo de presidente estadual, passando a representar o Paraná nas reuniões da organização. Fundada em 1899 no estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, a entidade não tem fins lucrativos e se dedica à distribuição gratuita de Bíblias aos frequentadores de hotéis, motéis, escolas, hospitais, repartições públicas, militares, aeronaves e navios. Estima-se que anualmente os Gideões Internacionais sejam responsáveis pela distribuição de 80 milhões de Bíblias, em 93 idiomas.