Conforme decisão acordada entre o MP (Ministério Público) e Londrina, a Guarda Municipal passou a monitorar uma lista de pessoas oficialmente diagnosticadas com a Covid-19. O objetivo é a responsabilização em caso de descumprimento do isolamento social. No final da manhã de terça-feira (21), agentes da Guarda Municipal Rural receberam uma denúncia por parte dos servidores da UBS (Unidade Básica de Saúde) de que um homem diagnosticado com coronavírus estaria desrespeitando a quarentena imposta pela lei.
Os guardas municipais foram até o posto de saúde para obter mais informações e poucos minutos depois da chegada da equipe o suspeito chegou à unidade em busca de medicamentos. De acordo com supervisor da Guarda Rural, GM Ribeiro, a equipe orientou o cidadão. "Identificamos que ele é o responsável por uma obra no distrito. Ele informou para equipe que é morador de Centenário do Sul e que no momento não teria como retornar para sua cidade por conta da construção que precisa finalizar. Nós orientamos que ele precisa cumprir rigorosamente a quarentena e cumprir todos os procedimentos exigidos em casos positivados”, informou.
De acordo com boletim, o homem também foi orientado a informar as pessoas com quem ele teve contato nos últimos dias a buscarem orientação em alguma unidade de saúde para evitar a proliferação da doença. Foi lavrado termo de constatação e encaminhado para a Secretaria Municipal de Saúde e Ministério Público para providências.
A Prefeitura de Londrina segue acompanhando a evolução da doença no município. Diversas ações estão sendo tomadas para evitar o aumento da contaminação. Casos de pessoas positivadas para a doença, e em situação de isolamento, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde e pelas instituições de segurança de Londrina. O descumprimento da quarentena deve ser denunciado. A Guarda Municipal de Londrina atende pelo telefone 153.