Londrina

Fundador de colégio de Londrina morre aos 72 anos

07 jan 2011 às 07:58

Faleceu nesta madrugada o professor Water Okano, aos 72 anos, vítima de câncer. Water Okano foi um dos fundadores do Colégio Universitário de Londrina e era um de seus proprietários.

O corpo foi velado na Câmara Municipal de Londrina e seguiu para Curitiba no final da tarde para cremação.


Okano, sempre, foi um homem dedicado à educação. Filho de professores no interior de São Paulo e depois no Paraná, chegou em Londrina, ainda na década de 50, e levou adiante a lição aprendida, tornando-se um dos mais respeitados professores e educadores não só do Paraná, mas de todo o Brasil.


Estudante, em grande parte da vida escolar na rede pública da cidade, graduou-se em Matemática na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, e especializou-se em Administração Universitária pela Organização Universitária Interamericana, na Universidade de Philadelphia, na Pensilvânia, nos Estados Unidos.


Water Okano atuou como inspetor de Ensino, responsável por nove municípios da região Norte Pioneiro, foi chefe do Serviço Administrativo da Superintendência do Ensino Superior da Secretaria da Educação, professor no Colégio Vicente Rijo e colaborou na criação do curso de Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O professor foi ainda membro do Conselho Diretor da Fundação do Ensino Técnico de Londrina e chefe do 4º Núcleo Regional de Ensino. Em 1969, com outros três professores, criou o Curso Universitário, embrião do Colégio Universitário, que em 2011 completa 42 anos de atividades em Londrina. O Professor Water deixa esposa e filhos.


Continue lendo