O IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) prevê um fim de semana com céu aberto para os londrinenses, mas com temperaturas bem baixas. O sábado (20) começa com os termômetros na casa dos 5,6°C, mas a temperatura vai esquentando aos poucos durante o dia, alcançando a máxima de 20°C na parte da tarde.
Durante a última semana, a região norte do Paraná sentiu a queda nas temperadas. De domingo (14) até sexta-feira (19), a máxima foi de 31°C e a mínima de 5,6°C. Apesar do frio, nenhum recorde de temperatura foi registrado: já que a mais baixa do ano segue sendo a dos dias 17 e 18 de maio, quando os termômetros marcaram 5,5°C.
Leia mais:
Secretaria da Fazenda quer mais eficiência na gestão em Londrina
Londrina deve enfrentar temporais no fim da semana; Defesa Civil prepara ações
Obras de ampliação do Aeroporto de Londrina serão entregues na próxima semana
Volante fez apenas um treino pelo Londrina EC antes de ir a campo contra o Coritiba
Para a babá Katia de Souza, 41, o frio atrapalha em alguns detalhes da rotina: "É difícil paras crianças saírem da cama e irem pra aula de manhã, elas reclamam bastante." Já para a londrinense Gabriela Ribeiro, a temperatura baixa tem seus prós e contras. "A academia fica mais vazia, mais tranquila pra treinar. O ruim é levantar cedo", diz. Mesmo com o frio, ela conta que os planos para o fim de semana continuam os mesmos: "Aproveitar para tomar uma cerveja."
O acumulado de chuva esta semana ultrapassou a média geralmente registrada nesta época do ano, marcando 79,2 mm de terça-feira (16) até quinta (18). A média normal para este período é de 54 mm. No mês foram registrados 124,4 mm totais de chuva.
Para o agronegócio, a notícia é animadora: as culturas de preenchimento de grãos devem sentir uma grande melhoria com os níveis de água adicionais e as pastagens devem ser as mais beneficiadas, pois os produtores que estavam alimentando as criações com insumos podem retornar para a alimentação tradicional através do capim.
Alerta para a saúde
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta laranja de risco de queda de temperatura para 14 estados. Essa classificação indica a possibilidade de a temperatura cair mais de 5ºC, oferecendo risco à saúde, segundo o instituto.
Nesta sexta (19), os termômetros de mais de 30 cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul ficaram abaixo de 0ºC após chegada da frente fria que derrubou temperaturas em todo o país.
A menor temperatura do ano na região Sul, -6,4ºC, foi registrada em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, seguida por Urubici (-5,4ºC), São Joaquim (-4,3ºC) e Urupema (-2,9ºC). O estado registrou temperaturas negativas em 27 cidades.
Dentre as cidades do Rio Grande do Sul, a que teve menor temperatura foi São José dos Ausentes, com -2,8ºC. As demais cidades são Quaraí (-2,5ºC), Vacaria (-2,2ºC), Cambará do Sul (-1,7ºC), Serafina Corrêa (-0,8ºC), Soledade (-0,3ºC), São Mateus do Sul (-0,2ºC), Lagoa Vermelha (-0,1ºC).
Estados com alerta laranja de perigo
Inmet orienta população a se informar regularmente sobre as condições meteorológicas
- Acre
- Amazonas
- Minas Gerais
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Rondônia
- São Paulo
- Bahia
- Espírito Santo
- Mato Grosso
- Goiás
- Mato Grosso do Sul
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
Em Santa Catarina, a Defesa Civil também emitiu um alerta de risco à saúde por causa do frio intenso. O órgão do governo estadual indica que há "alto risco de ocorrência de hipotermia e agravamento de doenças cardíacas e respiratórias". O alerta também aponta risco de congelamento de pistas nas manhãs desta sexta e do sábado (20).
Na noite de quinta (18), caiu neve pela primeira vez neste inverno em São Joaquim e em Urubici, na serra de Santa Catarina. Em Bom Jardim da Serra houve chuva congelada.
A frente fria que avança pelo país nesta sexta é causada pela associação entre ar polar intenso que avança pela América do Sul e um centro de baixa pressão atmosférica a leste da Patagônia, que impulsionou o frio na direção do Brasil, segundo a Metsul Meteorologia.
*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg