Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Zona Leste

Estudantes temem que manifestação no Tiro de Guerra atrapalhe prova do Enem em colégio

Guilherme Marconi - Grupo Folha de Londrina
09 nov 2022 às 17:20

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estudantes londrinenses que se inscreveram para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 e foram selecionados para fazer a prova no Colégio Doutor Heber Soares Vargas, no Jardim San Izidro, na zona Leste, se dizem preocupados com os protestos concentrados em frente ao Tiro de Guerra, a uma quadra do local da prova. Os manifestantes que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (PL) fazem uma vigília e aos finais de semana têm promovido buzinaço em frente ao quartel. 


Embora seja uma manifestação pacífica, Rafael Camargo, que é irmão  de um estudante que irá fazer a prova, disse acreditar que o elevado número de pessoas que passam buzinando, gritando palavras de ordem e  cantando hino nacional poderá atrapalhar o andamento da prova. "Além de tumultuar um pouco o trânsito e dificultar a chegada dos estudantes ao local, a maior preocupação gira em torno da concentração durante a prova, visto que são 90 questões mais a redação, em uma prova extremamente cansativa e que pode, dependendo do desempenho do indivíduo, conceder uma vaga em universidades publicas por todo o país."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo ele, o irmão de 17 anos aguarda a prova com ansiedade, na expectativa de conseguir alcançar uma vaga na universidade. "Ao ver a angústia dele sobre o contexto da manifestação a poucos metros do seu local de prova, não vimos outra saída se não pedir bom-senso e tentar gentilmente pedir que o movimento mude de lugar. O meu intuito não é bater de frente com a manifestação. Queremos apenas que meu irmão e os demais que farão o Enem não sejam prejudicados."

Leia mais:

Imagem de destaque
Com 50 vagas

Funcart está com inscrições abertas para Curso Intensivo de Iniciação Teatral em Londrina

Imagem de destaque
Em manutenção

Rompimento de rede afeta abastecimento na região Leste de Londrina

Imagem de destaque
Máxima de 32°C

Quinta-feira será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região

Imagem de destaque
Coro Cênico

Cena musical em Londrina: idosos são destaques no palco e na plateia


Procurado pela FOLHA, o comandante do 5º batalhão da PM (Polícia Militar), o tenente coronel Nelson Villa, diz que a PM já vem acompanhando as manifestações políticas que ocorrem na cidade e que não há riscos de prejuízos. "Não fazemos distinção quando há manifestação, independentemente da questão ideológica. Nós iremos fazer o patrulhamento normalmente no local. Por enquanto não houve nenhum incidente. O que vemos é uma manifestação pacífica. A polícia se fará presente no próximo domingo (13), mas não haverá nenhum esquema especial para o local, além do monitoramento."  

Publicidade


Procurada a direção do Colégio Heber Soares disse que a coordenação do Enem é de responsabilidade do Inep. Sobre os atos no Tiro de Guerra, funcionários do colégios informaram que, ao menos durante a semana, não têm atrapalhado o andamento das aulas. 


ENEM EM LONDRINA 

Publicidade

Em todo país nos próximos dois domingos (13 e 20) em Londrina serão aproximadamente 10 mil estudantes inscritos para prestar o Enem em 18 locais. Os portões estarão abertos das 12h às 13h e o início do exame será as 13h30.  


A prova será aplicada nos colégios estaduais Vicente Rijo, Marcelino Champagnat, IEEL, Hugo Simas, no centro; Olympia Tormenta, na zona norte; Moraes de Barros e Maria Rosário Castaldi, na zona oeste; Maria José Aguilera e Barão do Rio Branco (zona sul);  além da Unopar Catuaí, Unopar Piza, Unicesumar, PUC e Positivo e Colégio Universitário.

 

Nesta edição de 2022, quase 4 milhões de estudantes estão aptos a fazer os testes. Na prova de linguagens, no dia 13 de novembro, serão 40 questões de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol, além de questões de ciências humanas (45) e da redação. Já no dia 20, os participantes farão as avaliações de matemática (45 questões) e ciências da natureza (45 questões).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo