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Mercado competitivo

Está pensando em empreender? Confira quatro dicas para uma empresa prosperar em Londrina

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
30 ago 2024 às 16:22
- Freepik
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Londrina é considerada por muitos economistas uma cidade difícil para empreender. Diversas empresas de sucesso nacional e internacional tiveram problemas ao chegarem ao município. A multinacional Hussmann, por exemplo, fechou as portas em dezembro de 2008, deixando mais de 200 trabalhadores desempregados. Em 2014, a Cacique também fechou a antiga divisão de embalagens com sede no município alegando “reestruturação”.


Atualmente, Londrina tem, segundo dados da Receita Federal, 90,9 mil CNPJs (Cadastros Nacionais de Pessoa Jurídica) ativos, sendo 43,7 mil MEIs (Microempreendedores Individuais) e 47,2 mil de outros gêneros. Somente em 2024, 5,2 mil empresas foram extintas.

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Maringá, com quase 150 mil habitantes a menos que Londrina, registra 87,9 mil empresas ativas, sendo 39,8 mil MEIs e 48,1 mil de outros gêneros. Em 2024, 4,7 mil encerraram as atividades.

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Com os números, é possível observar que, em média, 5% das empresas, tanto em Londrina quanto em Maringá, são extintas todos os anos.

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Para complicar ainda mais a vida de quem sonha com o próprio negócio, uma pesquisa publicada em 2022 pela Accenture aponta que 88% dos executivos admitem que os clientes estão mudando, e que a adaptação das empresas não está sendo efetiva para “segurá-los”.


A pesquisa Panorama PMEs (Pequenas e Médias Empresas), entretanto, publicou que, para 85,6% dos empresários, o marketing digital é fundamental para uma retomada de espaço na era da tecnologia, explicitando que negócios que apostam em serviços como esse têm mais relevância no mercado.

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Ou seja, para os empresários do século XXI, já não basta somente ter um bom produto. É necessário investir para ser visto na internet e nas redes sociais, lugares onde os possíveis clientes se encontram.


Levando em consideração todos os fatores citados, preparamos uma lista com quatro dicas fundamentais para uma empresa ter sucesso em qualquer ramo em Londrina e região por meio do marketing digital. Confira!

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1 – Procurar profissionais especialistas em marketing digital


Em qualquer área, profissionais experientes são essenciais para possibilitar a entrega de um serviço satisfatório. No marketing digital não é diferente. Com quase 24 anos de experiência no assunto, Renato Bastos, proprietário da OXI Marketing Digital e Websites - uma das maiores agências do ramo em Londrina e região, ressalta que empresas que apostam de maneira correta em ações de marketing têm muito mais êxito em vendas.

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“Em um mercado competitivo como Londrina, investir em marketing pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio. O marketing permite que o empreendedor se conecte com seu público-alvo de forma direcionada e eficaz. Com um trabalho estratégico, o dono de uma empresa pode aumentar a conscientização sobre sua marca e produtos, gerar leads qualificados e converter esses leads em clientes fiéis”, diz o gestor da OXI.


Ele também esclarece que a agência de marketing deve entender o produto e o cliente, o que faz toda a diferença nos resultados.

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“Conhecimento e profissionais qualificados, que entendem as nuances do mercado e sabem como alcançar resultados eficazes, são importantes. Isso permite criar estratégias de marketing personalizadas e eficazes que são adaptadas às necessidades do negócio de maneira local.”


2 - Ter uma representação do seu negócio na internet

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Criar uma página que mostre aos seus clientes todos os seus produtos e serviços é outra maneira de se destacar. Bastos enfatiza que as chamadas landing pages são pontos de contato iniciais entre cliente e empresa. E além de conteúdo direcionado, é preciso que essa página seja visualmente chamativa e funcional.


“Antes mesmo de um visitante ler o conteúdo do site, a primeira impressão visual é crucial.  Logo, um design desorganizado ou lento pode levar à perda imediata de visitantes”, inicia.


Nas landing pages, além das informações sobre a empresa, é possível criar um formulário, possibilitando que o cliente registre dados de contato para receber mais informações. Essa tática, segundo Bastos, é estratégica para “evitar ruídos” e aumentar a eficiência na comunicação.


“As landing pages permitem que o visitante se concentre na oferta. Isso é fundamental para melhorar as taxas de conversão, que podem ser significativamente superiores às de páginas tradicionais de site, devido ao foco em uma única ação desejada”, explica.


 3 – Usar ferramentas de tráfego pago ao seu favor


Imagina você pesquisar o principal produto da sua empresa no Google e o nome do seu negócio ser o primeiro da lista. Bastos afirma que essa possibilidade é real e gera bastante lucro às empresas.


“Ao investir em tráfego pago, as empresas podem direcionar suas mensagens para um público-alvo específico, aumentar a visibilidade da marca e atrair mais clientes em potencial. Existem várias formas de tráfego pago, incluindo anúncios em redes sociais, anúncios de pesquisa no Google, banners em sites parceiros e muito mais.”


4 – Manter redes sociais atualizadas


A atualização constante das redes sociais também é importante para os seguidores serem relembrados da marca, pondera Bastos. É necessário, segundo ele, que as empresas contratem agências com bons redatores e designers para a entrega de produtos de qualidade.


“O mais importante para uma empresa no Instagram ou Facebook é mostrar a ‘alma’ do negócio. Fora da ‘formalidade’ de um website, nas redes sociais mostramos o dia a dia da empresa, geramos credibilidade - apresentando produtos e serviços de uma forma que prenda a atenção do usuário -, compartilhamos conteúdos informativos e úteis para o possível cliente, induzindo e possibilitando mais conexões”, conclui o gestor da OXI Marketing Digital.


Sobre a OXI Marketing Digital e Websites: fundada em 2015 por Renato Bastos, a OXI oferece serviços de marketing digital e desenvolvimento de websites a empresas de todo o Brasil e até mesmo de fora do país. Ao longo de sua história, a OXI já atendeu mais de 250 empresas de vários ramos e setores. Entre os principais serviços prestados, estão tráfego pago, postagens orgânicas para redes sociais, criação de websites e landing pages.

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