O deputado estadual Tercilio Turini solicitou à bancada parlamentar do Paraná em Brasília a inclusão de emenda conjunta de R$ 25 milhões no orçamento da União de 2016, para a construção de um viaduto na BR 369, em frente ao campus da PUC em Londrina. Ele encaminhou ofício aos deputados federais londrinenses Alex Canziani, Luiz Carlos Hauly, Marcelo Belinati e também a João Arruda, coordenador da bancada paranaense, além dos senadores Alvaro Dias, Gleisi Hoffmann e Roberto Requião.
Turini enfatiza aos representantes do Paraná no Congresso a relevância da obra para o sistema viário e a abertura de novas áreas de expansão em Londrina. "Se deputados federais e senadores se unirem e defenderem a proposta com emenda de bancada, fica caracterizada a prioridade da obra", analisa.
O deputado estadual ressalta que o local previsto para o viaduto é um dos pontos de estrangulamento no trânsito, por conta de a avenida Tiradentes no trecho urbano ser uma via de chegada a Londrina para quem vem de diversas regiões do Paraná e também de outros estados. É também importante artéria comercial, de grande movimento de veículos. Além disso, no acesso à PUC tem fluxo diário de milhares de estudantes, professores e funcionários.
Leia mais:
Tercilio Turini lembra que em 2010 a obra chegou a ser licitada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), no valor de R$ 13,5 milhões. Por problemas na desapropriação de áreas, a concorrência foi cancelada. "Desde aquela época Londrina aguarda novo posicionamento do governo federal. Projetos de viabilidade e arquitetônico, detalhamento técnico e demais procedimentos estão prontos. Falta alocar novamente recursos no orçamento da União e refazer a licitação", diz.
O deputado encaminhou à bancada federal a nota técnica do DNIT com especificações e argumentação sobre a necessidade do viaduto. "A obra torna-se ainda mais importante com a perspectiva de construção do Hospital da Zona Oeste nas proximidades da PUC. O viaduto vai garantir segurança e fluidez ao trânsito urbano. Esperamos que os deputados federais e senadores encampem a sugestão de emenda conjunta", afirma Turini.