A Secretaria de Gestão Pública de Londrina divulgou vídeo nesta semana no qual explica aos londrinenses os detalhes sobre o edital de licitação da prefeitura para comprar garrafas tipo 'squeeze', que soma até R$ 490 mil, para os alunos da rede estadual de ensino.
O material audiovisual produzido pelo coordenador do Programa Compra Londrina, Marcelo Frazão, tem o objetivo de esclarecer pontos levantados por um vídeo que tem se espalhado pelas redes sociais, comparando preços entre produtos que, de acordo com o servidor público, são de materiais diferentes.
Enquanto o vídeo que viralizou mostra preços de "squeezes" feitos de plástico, o coordenador do Programa Compra Londrina explicar que as garrafas que a prefeitura predente comprar deverão ser feitas de tritan, material de maior durabilidade e que proporcionaria mais segurança aos alunos das escolas municipais.
Leia mais:
Centro Acadêmico de Serviço Social da UEL promove bingo beneficente no Zerão
Operação Antártida que investiga benefícios a presos cumpre mandados em Londrina
Segunda-feira será de sol e calor em Londrina e municípios da região
Diabetes atinge mais de 36 mil londrinenses
O edital da compra ainda não foi publicado. Entretanto, de acordo com os planos da administração municipal, devem ser compradas 51.750 garrafas de plástico, sendo 46.250 de alunos, 5.250 para professores e mais 250 reservas para alunos novos.
Segundo a justificativa interna, a necessidade de adquirir squezes para os alunos tem o objetivo de "permitir o transporte de água para consumo com total segurança, reforçando a importância de beber água para o consumo com total segurança".
O documento acrescenta que o squeeze "é um utensílio de uso individual, é higiênico e ecologicamente correto, pois minimiza os impactos ambientais, contribuindo para a campanha de não geração de copos descartáveis".
A pasta ainda aponta que os alunos não usarão mais os bebedouros de pressão disponíveis para a boca, apenas os direcionados para garrifinhas ou copos.