Londrina

Conselho do Ambiente lamenta troca de secretário

16 jun 2010 às 11:45

O presidente do Conselho Municipal do Ambiente (Consema), Fernando Barros, disse hoje pela manhã (16) que sentiu muito a saída de Carlos Eduardo Levy da Secretaria Municipal do Ambiente. Sem explicar seus motivos, o prefeito Homero Barbosa Neto (PDT) o exonerou e nomeou o engenheiro agrônomo José Novaes Faraco para o cargo.

Para Barros, Levy fazia um bom trabalho limitado à deficiência de funcionários da Sema. "Ele é uma pessoa honrada e estava fazendo um trabalho excepcional. Estava implementando bons projetos, mas a dificuldade é justamente a falta de estrutura e de pessoal da secretaria", avaliou o presidente do Consema. "Fomos surpreendidos com a exoneração do Carlos Levy".


Entre as ações positivas que começaram a ser desenvolvidas na Sema, Fernando Barros citou a normatização da destinação de resíduos sólidos, a criação do parque municipal na área da Fazenda Refúgio, os projetos dos centros de zoonoses e de animais silvestres e o plano de arborização, que ainda depende de aprovação legislativa.


"Todas as medidas que vinham sendo tomadas foram aprovadas na Conferência do Meio Ambiente e foram discutidas por todas as pessoas que trabalham nesta área", afirmou Fernando Barros. Levy é advogado, tem mestrado em direito ambiental e, além de ser ambientalista, fazia parte do Conselho do Meio Ambiente antes de assumir o cargo.


"O governo, às vezes, precisa tomar medidas que lhe interessam mais politicamente, mas a nomeação de cargos é uma prerrogativa do prefeito e temos que respeitar", disse o presidente do conselho.


Quanto ao novo secretário, Fernando Barros disse que não conhece muito seu trabalho. "Mas já marcamos uma reunião para amanhã cedo. Vamos nos colocar à disposição da secretaria para ajudarmos no que for possível".


Ontem, em entrevista ao Bonde, José Faraco disse que não se sentirá "prisioneiro" do conselho e que Londrina não pode por causa de bobagens. Fernando Barros não comentou a declaração, dizendo que não teve conhecimento dela.


Pombos

O presidente do Consema também comentou sobre a prioridade do novo secretário de abater os pombos para diminuir a superpopulação e evitar problemas de saúde pública. "O abate é necessário, segundo os estudos técnicos que foram feitos. O secretário anterior também estava tratando disso".


Continue lendo