A Londrina Iluminação entrega oficialmente nesta segunda-feira (14) uma rede completa e funcional de 25 luminárias LED, no padrão fotovoltaico, em um trecho de 900 metros da Rodovia João Costa Melchíades, que liga a PR-445 até o Patrimônio Selva, na zona sul da cidade. As luminárias fotovoltaicas possuem placas especiais e são alimentadas por energia solar. É a primeira rede deste tipo (“LED solar”) implantada no município pela companhia londrinense.
As luminárias foram instaladas na última quinta-feira (10) e, desde então, passa pelas últimas verificações técnicas antes de serem formalmente liberadas. Para executar o serviço, a Londrina Iluminação utilizou como base a própria rede de posteamento da Copel (Companhia Paranaense de Energia), que existe na localidade. Há um intervalo médio de 45 metros de distância entre um poste e outro. As luminárias, de 9.200 lúmens cada uma, ficam a uma altura de 7,5 metros, na ponta de “braços” (haste que sustenta as luminárias) de 3 metros de comprimento.
Este tipo de luminária, que passa constantemente por desenvolvimento tecnológico, é o ideal para locais onde ainda não há rede de energia elétrica de baixa tensão (BT), como é o caso do trecho entre a PR-445 e a Selva. São nos postes com redes de baixa tensão que são ligadas as luminárias convencionais, como normalmente ocorrem em quase todas as ruas, avenidas, rotatórias e praças públicas urbanizadas das cidades.
Leia mais:
Londrina EC visita o Cascavel em busca da segunda vitória no Paranaense
Quarta-feira será de tempo estável e quente em Londrina e na região
Londrina abre inscrições para cursos de qualificação profissional
Obras em centros de estudos mudam cenário da UEL
LOCAIS ESTRATÉGICOS
O diretor de Operações da companhia, Alexander Fermino, lembra que já há algum tempo a empresa estava realizando inúmeros testes de luz no local, com diferentes tipos de luminárias fotovoltaicas, até chegar a um modelo mais adequado para ser instalado naquele trecho. “Acreditamos que será satisfatório. Era um anseio da comunidade da região”, salientou.
O presidente da LI, Claudio Tedeschi, por sua vez, lembra que a utilização destas luminárias é bastante pontual, uma vez que quase todo o perímetro urbano da cidade, incluindo a sede dos distritos rurais, já possui rede de baixa tensão para a ligação das luminárias convencionais. “Vamos usar as fotovoltaicas em locais estratégicos que realmente exigem este tipo de produto. Já estamos trabalhando no levantamento destes pontos."
Londrina tem um parque de iluminação pública de 62.707 pontos de luz, incluindo os distritos, todos ligados em redes BT e no padrão LED. (Com informações da Londrina Iluminação)