Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dados de 44 mulheres

UEL recebe memorial em homenagem a vítimas de feminicídio

Redação Bonde com Agência UEL
05 jul 2024 às 15:30

Compartilhar notícia

- Cecília França/NEIAS
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A CLCH (Secretaria Geral do Centro de Letras e Ciências Humanas) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) recebeu um memorial em homenagem às vítimas de feminicídio tentado ou consumado, obra que marca os três anos de trabalho do Néias - Observatório de Feminicídios de Londrina.


Desde a segunda quinzena do mês de junho, o Memorial “Nenhume a Menos” conta com os dados pessoais de 44 mulheres vítimas de violência, dentre elas, quatro da comunidade universitária da UEL.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



NÉIAS 

Leia mais:

Imagem de destaque
Sindijor e Fenaj emitem nota

Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina

Imagem de destaque
Coro Cênico

Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina

Imagem de destaque
'comida estragada'

Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3

Imagem de destaque
Entre 5h e 23h

Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira


Criado pela atuação da docente do Departamento de Ciências Sociais da UEL Silvana Mariano ao lado de pesquisadoras, ativistas e jornalistas, o Néias - Observatório de Feminicídios de Londrina é atualmente presidido pela também docente do departamento, Martha Célia Ramirez Gálvez. 

Publicidade


O trabalho do observatório e a instalação do memorial também contam com o apoio da diretoria do Centro de Letras e Ciências Humanas da UEL. 


Em 2021, o observatório surgiu em meio ao julgamento da tentativa de feminicídio contra Cidneia Aparecida Mariano da Costa - irmã de Silvana. Conhecida como Néia, Cidneia foi vítima de violência de gênero em 2019 e desenvolveu graves sequelas neurológicas, motoras e cognitivas, vindo a falecer em 2021. 

Publicidade


Desde essa primeira ação, a organização tem se unido para “levantar a voz pelas tantas Néias” de Londrina. 


LESFEM


No primeiro semestre de 2022, as ações do grupo foram ampliadas no campo acadêmico, com a criação do Lesfem (Laboratório de Estudos de Feminicídios). 


Formado por estudantes de graduação e pós-graduação, o Lesfem atua na produção de dados, informes, eventos e relatórios sobre julgamentos de casos de feminicídios tentado e consumado pelo Tribunal do Júri na Comarca de Londrina.


Imagem
Desembargador diz em sessão que 'mulheres assediam homens' e é repudiado pela OAB
O desembargador Luís César de Paula Espíndola disse, em uma sessão do TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná), realizada nesta quarta-feira (3), que “as mulheres estão loucas atrás dos homens” e que elas os assediam. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Pa
Imagem
Empresa e Estado são condenados a pagar adicional de insalubridade a servente de limpeza em delegacia
A 1ª Turma do TRT (Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região) condenou uma empresa que presta serviços de limpeza e o Estado do Paraná a pagar adicional de insalubridade em grau máximo de 40% a uma servente de limpeza que trabalhava em uma delegacia.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo