Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dados de 44 mulheres

UEL recebe memorial em homenagem a vítimas de feminicídio

Redação Bonde com Agência UEL
05 jul 2024 às 15:30
- Cecília França/NEIAS
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A CLCH (Secretaria Geral do Centro de Letras e Ciências Humanas) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) recebeu um memorial em homenagem às vítimas de feminicídio tentado ou consumado, obra que marca os três anos de trabalho do Néias - Observatório de Feminicídios de Londrina.


Desde a segunda quinzena do mês de junho, o Memorial “Nenhume a Menos” conta com os dados pessoais de 44 mulheres vítimas de violência, dentre elas, quatro da comunidade universitária da UEL.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



NÉIAS 

Leia mais:

Imagem de destaque
Chuva volta a aparecer

Segunda-feira será de tempo instável em Londrina e na região

Imagem de destaque
Sete horas de duração

Polícia Militar faz grande operação para prevenir crimes de trânsito em Londrina

Imagem de destaque
Para começar a semana

Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta segunda-feira

Imagem de destaque
Queda de temperatura

Onda de frio atinge o Paraná e Londrina pode registrar 13ºC nos próximos dias


Criado pela atuação da docente do Departamento de Ciências Sociais da UEL Silvana Mariano ao lado de pesquisadoras, ativistas e jornalistas, o Néias - Observatório de Feminicídios de Londrina é atualmente presidido pela também docente do departamento, Martha Célia Ramirez Gálvez. 

Publicidade


O trabalho do observatório e a instalação do memorial também contam com o apoio da diretoria do Centro de Letras e Ciências Humanas da UEL. 


Em 2021, o observatório surgiu em meio ao julgamento da tentativa de feminicídio contra Cidneia Aparecida Mariano da Costa - irmã de Silvana. Conhecida como Néia, Cidneia foi vítima de violência de gênero em 2019 e desenvolveu graves sequelas neurológicas, motoras e cognitivas, vindo a falecer em 2021. 

Publicidade


Desde essa primeira ação, a organização tem se unido para “levantar a voz pelas tantas Néias” de Londrina. 


LESFEM


No primeiro semestre de 2022, as ações do grupo foram ampliadas no campo acadêmico, com a criação do Lesfem (Laboratório de Estudos de Feminicídios). 


Formado por estudantes de graduação e pós-graduação, o Lesfem atua na produção de dados, informes, eventos e relatórios sobre julgamentos de casos de feminicídios tentado e consumado pelo Tribunal do Júri na Comarca de Londrina.


Imagem
Desembargador diz em sessão que 'mulheres assediam homens' e é repudiado pela OAB
O desembargador Luís César de Paula Espíndola disse, em uma sessão do TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná), realizada nesta quarta-feira (3), que “as mulheres estão loucas atrás dos homens” e que elas os assediam. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Pa
Imagem
Empresa e Estado são condenados a pagar adicional de insalubridade a servente de limpeza em delegacia
A 1ª Turma do TRT (Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região) condenou uma empresa que presta serviços de limpeza e o Estado do Paraná a pagar adicional de insalubridade em grau máximo de 40% a uma servente de limpeza que trabalhava em uma delegacia.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade