O recurso apresentado pelo vereador Boca Aberta (PR) contra a posição da Comissão de Justiça da Câmara sobre o projeto que libera a venda e consumo de bebidas alcoólicas, como cervejas e chopps, em estádios e arenas esportivas de Londrina foi rejeitado por 16 dos 19 vereadores durante a sessão desta quinta-feira (30). Mário Takahashi (PV) e Guilherme Belinati (PP) não estavam no plenário. Apenas o próprio Boca Aberta votou a favor.
Segundo a assessoria de imprensa da Câmara, a proposta será arquivada, mas pode ser reapresentada sem prazo determinado pelo autor. Em entrevista ao Portal Bonde, Boca Aberta disse que vai anexar decisões judiciais de outras cidades onde a liberação foi concedida para reforçar que "não há risco nenhum, até porque vai gerar dinheiro para quem trabalha nos estádios". O parlamentar ainda comentou que "cerveja é um símbolo nacional, boa parte dos brasileiros gostam".
As modificações no projeto devem ser feitas em até 30 dias e também necessitam da assinatura de pelo menos 10 vereadores para voltar a tramitar. A comercialização seria permitida antes, durante e depois dos jogos. A cerveja e o chopp deverão ser servidos em copos ou garrafas plásticas. Boca Aberta justificou que a permissão não aumentaria os casos de violência, assim como foi registrado durante as partidas da Copa do Mundo de 2014.
A Comissão de Justiça manifestou que a prefeitura não teria "competência legislativa" para atuar em um assunto que já é tratado pelo Estatuto do Torcedor.