Um tradicional salão de cabeleireiros no centro de Londrina está fechando as portas após mais de 70 anos de atividade.
Trata-se do Salão Coroados, que funciona na galeria comercial do hotel de mesmo nome, na avenida Souza Naves. Por lá passaram diversas personalidades da história política paranaense, como os ex-governadores José Richa e José Hosken de Novais e personalidades políticas mais recentes como o senador Álvaro Dias e o ex-governador Beto Richa, que comandou o estado de 2011 a 2018. Além de políticos, a alta sociedade londrinense cortava os cabelo no local ou fazia pedicure.
Ederaldo Almeida, barbeiro e sócio do salão, diz que entrou na sociedade após a fundação do local. Mesmo com o fechamento do espaço no centro da cidade, Almeida vai continuar cortando os cabelos de seus clientes em casa - não por precisar, mas por amor à profissão e aos clientes.
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
"Estou há 62 anos nesse espaço, que já existia quando eu entrei. Tive diversos sócios e hoje estou eu e a Cida. Continuo trabalhando por amor aos clientes e à profissão. Vou continuar atendendo em casa, e mais do que nunca vou precisar dos meus clientes. Não por dinheiro, mas para manter a amizade e o trabalho", comenta o barbeiro.
Maria Aparecida Pedriça, mais conhecida como Cida Cabeleireira, está trabalhando no salão há 48 anos e, mesmo com o fechamento, ela também vai continuar atendendo suas freguesas em um outro espaço na região central da cidade.
"As minhas clientes são fiéis e vão me seguir, elas já estão se acostumando com essa mudança. Os clientes do Ederaldo é que estão sentindo mais, não só os clientes, mas ele também", revela.
Durante a entrevista, o salão estava movimentado. Naquele momento, Almeida estava atendendo o cliente antigo Edson Siqueira. "Corto o cabelo aqui com o Ederaldo há 36 anos e vou continuar cortando lá na casa dele, por sinal de amizade e por gostar do trabalho que ele faz", diz Siqueira.
O Salão Coroados encerra suas atividades no final de junho.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.