A Tim Celular e o governo do Paraná iniciaram uma parceria para incentivar o surgimento de novas empresas interessadas em divulgar serviços e informações através da telefonia móvel. A parceria será acompanhada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) que oferecerá toda a infra-estrutura para que novos empreendedores desenvolvam idéias inovadoras.
Um projeto já começou a ser desenvolvido no Tecpar e tem como meta a divulgação de dados individuais sobre diabetes para clientes da Tim que tenham problemas diabéticos. "Este é apenas um exemplo do que poderá ser feito. Poderemos fazer conteúdos, aplicações, eventos, informações voltadas a medicina, entre outros", afirmou o diretor de marketing da Tim Celular Sul, Maurício Roorda.
O diretor de negócios da Tim Sul, Amadeu Colombo Cavalcante, tem metas audaciosas. Ele pretende ter até mil provedores de aplicativos no prazo de um ano. Os provedores receberão entre R$ 1,00 e R$ 2,00 por cliente que quiser ter acesso aos provedores. "A expectativa é a de que em cinco anos, 50% dos acessos que são feitos hoje na Internet, sejam feitos através da telefonia móvel", afirmou.
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior colocou as nove incubadoras do Paraná à disposição do convênio e das tecnologias de comunicação e informação. "Queremos ser líderes nacionais na área de comunicação e informação e este é um passo importante para transformar este sonho em realidade", disse o secretário Ramiro Wahrhaftig.
Leia mais em reportagem de Luciana Pombo, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quinta-feira