A leitura crítica é um conceito antigo, mas que está adquirindo nova forma no mundo globalizado.
Em princípio, leitura crítica é qualquer leitura realizada de maneira consciente e analítica.
Do ponto de vista profissional, a Leitura Crítica, é realizada para apontar os problemas da obra literária ou técnica. Indicar possíveis desvios, clichês, repetições, falhas de redação. Também o leitor crítico pode sugerir (mas nunca impor) alguma alteração para que a obra seja aceita para publicação por alguma editora.
O profissional encarregado da leitura crítica faz um exame meticuloso do original.
É importante destacar que o leitor crítico profissional não interfere, não ordena, não reescreve histórias nem parágrafos. Ele só dá sugestões e contribui para que não haja inexatidões que prejudiquem o livro.
Os leitores críticos podem apontar soluções. Mas não destronam o autor, nem reescrevem textos.
Por exemplo: há poucos dias recebemos um livro de contos para análise. A autora estava ansiosa para saber se a obra tinha valor literário. A primeira atitude ao ler a obra foi ser imparcial: destacar os valores e as falhas.
Algumas pessoas transformam familiares e amigos em leitores críticos. Mas eles, geralmente, não têm condições de avaliar com imparcialidade. Também devemos estar cientes que ninguém escreve seu primeiro livro com a habilidade de um Prêmio Nobel de Literatura. É preciso ser objetivo e analisar cada capítulo com muita concentração e calma.
Como afirmamos em O Livro do Escritor (da Editora Instituto Memória de Curitiba): "o dom e a técnica são os componentes primordiais que necessitam amalgamar-se para dar nascimento a esse estranho ser chamado escritor".