Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Qdenga

Vacina contra a dengue usada no Brasil é pré-qualificada pela OMS

Redação Bonde com Agência Brasil
16 mai 2024 às 11:20

Compartilhar notícia

- Gabriel Rosa/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A OMS (Organização Mundial da Saúde) informou na quarta-feira (15) que pré-qualificou a vacina Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda e atualmente usada para imunização contra a dengue no Brasil. Este é o segundo imunizante que combate a doença pré-qualificado pela entidade.


Em nota, a OMS define a Qdenga como uma vacina viva atenuada que contém versões enfraquecidas dos quatro sorotipos do vírus causador da dengue. A organização recomenda que a dose seja aplicada em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos em locais com alta transmissão de dengue.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ainda de acordo com a OMS, a Qdenga deve ser administrada em esquema de duas doses com intervalo de três meses entre elas – mesmo esquema vacinal atualmente adotado no Brasil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Exame para detectar doença rara em recém-nascidos se torna obrigatório no Brasil

Imagem de destaque
Passará por reforma

Saúde de Londrina desiste da transferência do UPA Sol para prédio do Mater Dei

Imagem de destaque
No Jardim Santo André

Prefeitura de Cambé assina ordem de serviço para construção de Pronto Atendimento Municipal

Imagem de destaque
Entenda

Não é necessário excluir carne vermelha da dieta para melhorar saúde intestinal, sugere estudo


“A pré-qualificação é um passo importante na expansão do acesso global a vacinas contra a dengue, uma vez que torna a dose elegível para aquisição por parte de agências da ONU (Organização das Nações Unidas), incluindo o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde)”, avaliou o diretor de regulação e Pré-qualificação da OMS, Rogerio Gaspar.

Publicidade


“Com apenas duas vacinas contra a dengue pré-qualificadas até o momento, esperamos que mais desenvolvedores de vacinas se apresentem para avaliação, para que possamos garantir que as doses cheguem a todas as comunidades que necessitam delas”, completou. A outra dose pré-qualificada é a da Sanofi Pasteur.


VACINAÇÃO

Publicidade


No Brasil, a Qdenga começou a ser aplicada na rede pública de saúde em fevereiro. Em razão da quantidade limitada de doses a serem fornecidas pelo próprio fabricante, a imunização é feita apenas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações depois dos idosos.


Pessoas com mais de 60 anos não têm indicação para receber a dose em razão da ausência de estudos clínicos.


O imunizante teve seu registro aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em março de 2023. O processo permite a comercialização da vacina no Brasil, desde que mantidas as condições aprovadas. Em dezembro do ano passado, o ministério anunciou a incorporação do insumo no SUS (Sistema Único de Saúde).


Imagem
Tabagismo corresponde a 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil
Estudo feito por pesquisadores da Fundação do Câncer aponta que o tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão em homens e mulheres no Brasil.


Imagem
Aumenta para 151 o número de mortos na tragédia no Rio Grande do Sul
As fortes chuvas do Rio Grande do Sul causaram ao menos 151 mortes, de acordo com boletim divulgado às 9h desta quinta-feira (16).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo