Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mosquitos estéreis

Tecnologia reduz mais de 90% da infestação do mosquito da dengue em cidades brasileiras

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
07 fev 2023 às 12:03

Compartilhar notícia

- Divulgação/Fiocruz
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A dengue é uma enfermidade que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, a doença é endêmica e representa um grave problema de saúde pública. 


A dengue pode ser erradicada? A tecnologia do CNV (Controle Natural de Vetores), única no mundo, reduziu mais de 90% da infestação do Aedes aegypti em cidades brasileiras.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As medidas de combate são urgentes. Dados do boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde mostram o maior número de mortes registrados no país - 1000 em 2022 -, e um aumento de 162,5% no número de casos em comparação a 2021.  

Leia mais:

Imagem de destaque
Benefícios à saúde

Cinco minutos de atividades físicas ajudam a controlar pressão alta, sugere estudo

Imagem de destaque
Doença crônica

Campanha alerta pais a respeito de sintomas de diabetes em crianças

Imagem de destaque
Emergência Global

Brasil contabiliza 1,5 mil casos de mpox em 2024

Imagem de destaque
Saiba mais

Diabetes atinge mais de 36 mil londrinenses


Em 2022 foram 1.450.270 casos prováveis da doença no Brasil, e deixando um cenário de alerta de epidemia da doença em 23, dos 27 estados da federação para este ano.

Publicidade


A tecnologia do Controle Natural de Vetores, desenvolvida pela empresa Forrest Brasil, com participação de cientistas paranaenses e israelenses, consiste na liberação de mosquitos machos estéreis de forma massiva, que se acasalam com fêmeas selvagens, impedindo a procriação e promovendo gradativamente a redução da infestação do mosquito e de doenças transmitidas por eles, como a dengue, chikungunya e zica.


O projeto foi aprimorado e utilizado em cidades como Jacarezinho e Ortigueira no estado do Paraná, onde foram registradas reduções superiores a 90% na infestação do mosquito. Agora, ela começa ser aplicada também no município de Jaguariaíva.

Publicidade


Em Ortigueira, no tratamento realizado entre 2020 e 2022, a redução de infestação do mosquito foi de 99%. Ao mesmo tempo, cidades vizinhas que não adotaram o tratamento, sofreram surtos de dengue e outras ameaças de epidemia. 


Por meio desse método, a cidade conseguiu controlar a dengue de maneira significativa, mostrando que a doença pode sim ser erradicada com as tecnologias certas. O projeto contou com a parceria da empresa Klabin e da Prefeitura do município para ser implementado.

Publicidade


Outra vantagem é que a tecnologia é amiga do meio ambiente, já que não gera resíduos e não prejudica a saúde das pessoas e animais. 


Hoje, a fábrica de produção de mosquitos estéreis está instalada em Londrina, norte do estado do Paraná, apresentando capacidade para atendimento de vários municípios por meio de metodologias inovadoras para a produção de mosquitos. 

Publicidade


DESAFIOS


Hoje, a prevenção e o controle da dengue são baseados em medidas de combate ao mosquito como fumacê e ações de conscientização para retirada de lixo e entulho para eliminação de criadouros do mosquito, especialmente onde fica água parada ou acúmulo dela – os conhecidos mutirões. 

Publicidade


Estas são medidas que vem se demonstrando pouco eficazes, já que historicamente não acabam com o problema, que é a proliferação do mosquito.  


Além disso, alguns estudos vêm demonstrando o aumento da resistência dos mosquitos aos inseticidas, ressaltando a importância da utilização de novas tecnologias no enfrentamento ao mosquito.


A dengue é uma doença infecciosa, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, afeta milhares de pessoas em todo o mundo e é endêmica em muitos países, o que inclui o Brasil. É um problema de saúde pública devido aos sintomas graves e complicações, como a dengue hemorrágica.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo