A toxoplasmose (doença causada pelo Toxoplasma gondii) ocorre em grande número de animais, incluindo aves, suínos, bovinos, caprinos, gatos e cães, além de diversas espécies silvestres. O gato é o único hospedeiro definitivo, isto é, nestes animais ocorre todo o ciclo de vida do parasita. Além disso, eliminam o toxoplasma nas fezes.
A transmissão ao homem acontece de três maneiras:
- infecção transplacentária (na gravidez);
Leia mais:
Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis
Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP
Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos
Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?
-ingestão de alimentos ou água contaminados com fezes de gato infectado;
- ingestão de carne crua ou mal cozida, contendo o toxoplasma.
Geralmente, a infecção no homem se passa despercebida, ou aparece como uma doença benigna auto-limitada (somente 20% das pessoas apresentam sintomas da doença). Na população, em geral, de 15% a 85% das pessoas já apresentaram infecção passada.
Na mulher grávida, quando esta adquire a doença pela primeira vez, o parasita pode infectar a placenta e o feto, resultando, em alguns casos, em aborto (feto natimorto ou com más-formações fetais). Se esta mãe já estava cronicamente infectada antes da gestação, considera-se que o feto estará protegido da infecção congênita.
É importante lembrar que o gato só transmitirá a doença se estiver infectado, e não existem ainda vacinas para animais ou para o homem. Portanto, para evitar a doença, é muito importante a higiene na manipulação dos alimentos, lavando bem as verduras e evitando carnes cruas ou mal cozidas.
Quanto ao gato, deve ser alimentado com comida própria ou alimentos bem cozidos. É preciso também ter muito cuidado ao trocar a caixa de areia onde ficam as fezes do animal.
Marcelo Mendonça, ginecologista