Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pluralidade

Termo 'sexualidade' ganhou novas concepções

Saúde-Folha de Londrina
01 fev 2011 às 15:52

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na contemporaneidade, o termo sexualidade modificou a sua conceitualização, não se restringindo a se debruçar apenas sobre práticas sexuais, mas ampliando sua abrangência compreensiva e dinâmica que inclui qualquer forma de expressão de gênero, expressão da corporalidade, utilização de adornos corporais, relacionamentos afetivos (ficar, namorar, casar), construção social das identidades sexuais (sentir-se masculino ou feminino) e de todos os seus consequentes: moralidade, valores, preconceito e estigmatizações.

Utilizamos o termo sexualidades no plural de maneira a contemplar as diversas e distintas formas de ser e experiênciá-las. De maneira prática, dizemos que não existe um jeito único em expressar as sexualidades, pois cada sujeito tem a vivência de modo que entende como apropriado, seguro e que expresse seus desejos e subjetividade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por exemplo, existem várias formas de ser homossexual na sociedade: uns se expressam de maneira aberta e outros se camuflam para evitar o preconceito; uns se apresentam mais afeminados e expansivos e outros podem ser mais masculinizados e discretos; alguns escolhem apenas práticas sexuais na surdina noturna e já outros escolhem conjugalizar (mesmo que a lei não autorize tais parcerias civis perante o legislativo).

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Desde problemas clínicos ditos como individuais (falta de desejo sexual, disfunção erétil, infertilidade) quanto questões que provocam a opinião pública (avanços dos direitos sexuais e reprodutivos, crimes passionais, pedofilia, gravidez precoce, alto índice de infecção de HIV/AIDS, práticas sexuais singulares, dogmas religiosas entre outros) dizem respeito aos estudos que englobam as sexualidades plurais.

Publicidade


O referido termo extrapola o sentido biológico sexual, salientando que para entendê-lo é necessário considerar aspectos relevantes, de acordo com distintas civilizações e épocas. A visão de uma jovem mãe solteira se modificou ao longo da história e da formação moral de cada cultura.


É preciso compreender a importância em ampliar os conhecimentos acerca dessa realidade, uma vez que o conhecimento traduz um modo prático em produzir momentos felizes, de respeito à cidadania inclusiva e ''empoderamento'' para exigir políticas públicas que assista a população em suas necessidades informativa, formativa e transformativa. Viva as sexualidades!

Márcio A. Neman do Nascimento - psicólogo e pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Sexualidades (Geps) - Londrina


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo