Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Quando pensamos em sexo, imaginamos casais jovens se amando e descobrindo os prazeres de seus corpos. Damos pouca importância ao sexo na terceira idade. Não é porque a pessoa envelheceu que ela perdeu a vontade de fazer sexo. Este assunto ainda é tabu para as pessoas mais velhas. Elas falam muito pouco sobre suas vontades sexuais ou, às vezes, nem têm com quem conversar sobre sua sexualidade.
Mesmo acontecendo mudanças físicas e psicológicas no homem e na mulher, isso não significa que o sexo tenha que ser deixado de lado. Ainda nos chocamos quando uma mulher mais velha começa um relacionamento com um jovem, mas achamos ''normal'' quando um homem mais velho namora uma moça 30 ou 40 anos mais jovem.
Não existe diferença entre a vontade do homem e da mulher. Os idosos também sentem prazer e devem desfrutar da sua sexualidade. Uma pessoa que durante sua juventude desfrutou do sexo com prazer, somente porque envelheceu não deve mais amar a ninguém? Nunca! Enquanto o ser humano viver ele pode vivenciar a sua sexualidade.
Leia mais:
Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis
Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP
Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos
Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?
Pode parecer estranho imaginar nossos avós fazendo amor, mas se este casal, durante os anos de convivência, manteve uma relação estável emocionalmente e continuam juntos, é certo que mantém a sexualidade em dia.
Na vida temos que ser eternos aprendizes, afinal, quem viver verá e chegará na terceira idade ainda desfrutando de tudo o que há de melhor na vida, inclusive o sexo. Príncipes e princesas também envelhecem ... pensem nisso!
Mitos e Verdades
- Mito: a pessoa que envelhece não sente mais desejo sexual
- Verdade: o ser humano pode ter relações sexuais enquanto viver
Lucianne Fernandes é psicóloga clínica especialista em sexualidade humana