Cada mulher tem características muito particulares nos seus ciclos menstruais, mas, em geral, as menstruações ocorrem a cada 26 a 28 dias e o fluxo menstrual costuma durar de dois a sete dias. Algumas mulheres apresentam fluxos a cada 21 dias, o que pode ser normal.
Qualquer sangramento que dure mais do que sete dias ou que seja muito abundante (mais de cinco absorventes por dia) necessita de investigação médica. Você diz que fica quase o mês inteiro com sangramento e isto não é normal.
As causas possíveis para este fluxo anormal são muitas e seria interessante saber outros dados seus como idade, uso de hormônios, ocorrência de cólicas, etc.
Leia mais:
Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis
Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP
Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos
Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?
Muitas vezes as mulheres tem sangramento prolongado (hipermenorréia) devido à disfunções hormonais ovarianas, tireodeanas ou hipofisárias. Outras vezes a mulher sangra devido a doenças uterinas, como pólipos (tumores pediculados, benignos) ou miomas. Com menor frequência há sangramentos que acompanham infecções uterinas ou doenças do colo uterino.
É muito importante não suspender o sangramento até se descobrir a causa, a menos que seja uma hemorragia que ameace a saúde gravemente. Lembre-se: uma irregularidade menstrual pode revelar desde disfunção ovulatória banal até uma patologia neurológica importante. Portanto, não comece o uso de pílulas para regular sem saber as causas do seu sangramento.
No seu caso vamos necessitar de dosagens hormonais no sangue, ultrasson, endoscopia uterina e colheita de endométrio da cavidade uterina. Não se preocupe com os nomes esquisitos, o importante é procurar o seu ginecologista e investigar para depois tratar.
Calvino Fernandes, ginecologista