Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Psicóloga explica

Saiba mais sobre a influência dos sentidos na sexualidade

Sexo e Comportamento - Folha de Londrina
11 out 2013 às 17:42
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Segundo o dicionário, sexo é a conformação característica que distingüe o macho da fêmea nos animais e nos vegetais; conjunto de pessoas que tem a mesma conformação física. Sexualidade é um termo que qualifica o que é sexual.

Para a Psicanálise, a sexualidade está diretamente relacionada à libido (pulsão), que nos leva a fantasiar, desejar, a termos um corpo erótico que reage ao toque, à fantasia, à escuta, à visão, ao olfato e que não está só relacionado com o órgão sexual, mas com o corpo como um todo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para Freud, o corpo é fonte de prazer, e sentimos este não só através do sexo. A oralidade é uma das fontes de prazer. Não comemos só porque temos fome, mas por sentirmos prazer em comer, como sentimos em beijar. Se o ato de comer fosse só para saciar a fome, não teríamos pessoas acima do peso. Comemos mais do que o necessário por puro prazer e, geralmente, coisas não aconselhadas como doces e excesso de carboidratos. Estes alimentos são fonte de prazer não só pelo sabor, mas por provocarem a liberação de endorfina, produzindo bem-estar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


O verbo ‘comer’ é utilizado como gíria para se falar do desejo sexual. Comemos com os olhos. Pablo Neruda dizia que ele seria capaz de devorar o universo. Nas palavras de Adélia Prado ‘para o desejo do meu coração, o mar é uma gota’.

Publicidade


A pele é fonte de prazer desde o período intra-uterino. Quando nasce, o bebê precisa do contato corporal com sua mãe. Para o bom desenvolvimento da criança, não basta só alimento. É necessário colo, aconchego, como alimento afetivo-emocional. Só assim a criança terá uma boa auto-estima. Mais tarde, procurará reviver esta experiência de contato de pele nas relações amorosas que irá estabelecer.


Os feromônios estão relacionados com a busca inconsciente de aromas familiares nas pessoas atuais, que produzem paixão, desejos expressos através da fantasia, produzindo sexualidade.

Publicidade


Também está relacionado à sexualidade a ambivalência, isto é, o desejo de ter, possuir, e a raiva, o ciúme, pelo fato da pessoa amada não ser do jeito que se deseja e de não ser objeto nosso. O sentimento de posse, a relação de amor e ódio temperam a sexualidade, colorindo o relacionamento. O sofrimento, a dor, o prazer, a alegria e o amor são emoções que fazem parte da sexualidade, dando tom à vida.


Mitos e Verdades

Publicidade


- Mito: a sexualidade está diretamente ligada ao órgão sexual.


- Verdade: a sexualidade é composta por várias fontes, sendo o nosso corpo, um corpo erótico.

Denise Hernandes Tinoco, mestre e doutora em Psicologia Clínica


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade