Quem pensa que as pessoas perdem suas habilidades e o interesse sexual à medida que envelhecem, além de equivocado, pode estar sendo preconceituoso. As rodinhas de amigos nas quais se fala sobre sexo e se faz anedotas não é fonte segura para compreender a sexualidade humana. Alguns fantasmas podem povoar a mente de pessoas que temem o envelhecimento por estarem preocupadas com a perda da libido.
O ser humano é sexualmente capaz enquanto estiver vivo: o desejo de viver confunde-se com o desejo sexual. Ele é algo amplo na vida de um ser humano e o ato sexual deve ser entendido como parte deste desejo.
São raros os casos em que doenças orgânicas impedem uma pessoa de desejar e de ter prazer sexual da maior grandeza na terceira idade. O que ocorre, muitas vezes, é uma pressão cultural que propaga a idéia de que o prazer sexual é destinado somente aos mais jovens.
As mudanças fisiológicas podem diminuir a frequência do desejo sexual, mas não impedem o prazer. Nos homens, a ereção ocorre até o fim da vida - embora, com o passar dos anos, demande um estímulo maior. Da mesma forma, a ejaculação, apesar de em menor volume, pode trazer espermatozóides ativos e saudáveis também até o fim da vida. Nas mulheres, a lubrificação tende a diminuir, mas um investimento nas preliminares ou mesmo o uso de lubrificantes serão suficientes para solucionar o problema.
Na verdade, a grande questão é social, com a distorção dos pensamentos de pessoas que poderiam aproveitar o melhor momento da vida para o sexo, mas não se sentem autorizadas a desejar e a sentir prazer.
Por que seria a terceira idade o melhor momento para o sexo? Porque na maturidade espera-se a superação de inseguranças e de tabus da juventude, que aliada a uma estabilidade social, permite a tranquilidade para dar e sentir prazer sem pressão por auto-afirmação, e livre da correria de construir patrimônio ou de criar filhos pequenos.
Se você está na terceira idade e anda meio desanimado, lembre-se: você é inteiramente responsável pelo seu prazer sexual. Anime-se e vá à luta.
Mitos e Verdades
- Mito: à medida que as pessoas envelhecem, perdem o interesse pelo sexo e a potência sexual
- Verdade: o ser humano é sexualmente capaz enquanto viver, salvo em casos de enfermidades graves que impeçam esforço físico
Ailton Bastos, psicanalista