Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comportamento

Quando o amor acontece à primeira vista

Sexo&Comportamento-Folha de Londrina
08 set 2009 às 21:47

Compartilhar notícia

O amor, para durar, deve ser sempre incondicional. Devemos amar a pessoa como ela se apresenta. - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tudo o que sentimos é verdadeiro, pois não há verdades absolutas e sim a verdade de cada um. Sendo assim, quando alguém diz que se apaixonou à primeira vista, esta pessoa está dizendo a verdade. Se este amor vai ser duradouro ou não, é outra questão. Vinícius de Moraes dizia ''que não seja eterno posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure''.

No amor à primeira vista, há sempre uma projeção do homem ou mulher idealizados internamente sobre a pessoa, objeto do amor. Existe um mundo de fantasias projetados na pessoa e a cegueira com relação a como ela é vista pelos outros. Tanto que os outros perguntam: o que foi que ela viu, que eu não vi? Esta pergunta nos mostra que não é a pessoa (estímulo externo) que provoca o amor e sim como a pessoa que se apaixona vê o objeto de seu amor. Se fosse o estímulo externo (pessoa) que provocasse o amor, todos se apaixonariam pela mesma pessoa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


'Pathos' quer dizer, ao mesmo tempo, paixão e doença. Estar apaixonado é estar num estado diferente do convencional. A pessoa apaixonada se perde em fantasias, sonha com um mundo encantado, em que o principal personagem é o objeto de seu amor e este é perfeito dentro de suas fantasias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Mas o que faz com que o amor perdure? Não é a beleza externa do objeto amado nem as fantasias projetadas, pois à medida que entramos em contato com o objeto do nosso amor, as fantasias vão sendo substituídas pelo conhecimento que passamos a ter do outro. Neste momento, o outro pode virar ''sapo'' como nos contos de fada ou virar ''humano'', isto é, uma pessoa com defeitos e qualidades, que deve ser amado como é.

Publicidade


Quando isso ocorre, deixa de ser paixão e pode se tornar um amor verdadeiro. O que faz este amor perdurar é o conhecimento do mundo interno do outro, que ocorre por meio da conversa. ''A fala penetra o ouvido do outro, preenchendo os vazios da alma''. Como nos contos das mil e uma noites, em que Xerazade fez o Sultão amá-la através de sua fala, seus contos, seu mundo interno. Só o sopro suave da fala faz a chama do amor se acender de novo, pois o vento impetuoso da paixão pode apagá-la.


O amor, para durar, deve ser sempre incondicional. Devemos amar a pessoa como ela se apresenta. O amor não deve ser baseado em trocas, pois não é um comércio, e sim, pulsão investida.

Publicidade


Todo amor, no fundo, é uma experiência do sagrado. É o dom supremo segundo a Bíblia; o começo de tudo e a essência da vida. Aliás, esta não existiria se não houvesse o amor. Pois o homem e a mulher, se amando, dão início a uma nova vida, que se desenvolverá, bem ou mal, dependendo do amor dedicado a este. Só o amor fará com que este homem e esta mulher se sacrifiquem em prol de seu produto (filho). Só assim a espécie perdurará.


Existem vários tipos de amor: o amor Filo (fraternal, amizade entre duas pessoas), o amor ágape (que inspira cuidar do outro, ter compaixão), o amor sexual (amor homem-mulher, que envolve desejo) e o amor Éros (impulso biológico para a procriação).

Publicidade


Estamos nos referindo ao amor sexual e também ao Éros, embora os outros tipos de amor também estejam presentes entre um homem e uma mulher.


Mitos e Verdades

Publicidade


- Verdade: o amor à primeira vista é fruto da projeção de nossas fantasias, somado a reações corporais. Pode acabar rapidamente, mas pode se transformar em amor duradouro, incondicional


- Mito: a beleza por si só produz amor à primeira vista

Denise Hernandes Tinoco, mestre e doutora em Psicologia Clínica, docente e psicoterapeuta clínica


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo