A relação de um casal é construída na convivência, em que as situações do cotidiano colocam cada um diante das necessidades, planos e sonhos. Cada indivíduo possui necessidades e desejos particulares e para que se possa construir uma relação amorosa, é preciso ter aspirações e sonhos comuns.
No entanto, não se pode esquecer que o desejo de cada um continua a existir. A singularidade de cada indivíduo no relacionamento gera, muitas vezes, desafetos e diferenças, revelando que o que é prioridade para um pode ser visto como excesso pelo outro.
Os problemas financeiros vividos por um casal podem se dar pelo processo descrito, em que a aquisição de um bem de consumo é vista como necessária por um e como um bem supérfluo pelo outro.
Leia mais:
Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis
Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP
Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos
Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?
Portanto, a pergunta que podemos nos fazer para compreender tal questão é: todo problema financeiro ocasiona desentendimento entre o casal? Se a resposta for negativa, muito provavelmente este casal compartilha seus sucessos e fracassos, seus planos e sonhos e, desta forma, podem resolver juntos quais são as soluções viáveis para a resolução do problema, seja ele de ordem financeira, ou de outra ordem.
Se o problema financeiro gera desentendimento entre o casal a ponto de abalar a relação e a vida sexual, esta maneira de encarar o problema é apenas o retrato de que o envolvimento entre o casal já não anda muito bem.
Por vezes, os problemas cotidianos são utilizados pelo casal para não tocar em questões delicadas, que os envolve amorosamente. Fala-se dos filhos, do dinheiro, do trabalho, mas não se toca em fatores importantes para cada um frente ao relacionamento, pois esses podem causar sofrimento.
Assim, quando os problemas financeiros provocam a separação de um casal, na realidade, eles são apenas o estopim de situações anteriores que não puderam ser compartilhadas e, portanto, foram gerando várias rupturas, envoltas por mágoa, raiva, desconfiança e desinteresse pela relação construída. Essas situações dificultam o relacionamento sexual, que está cercado por uma troca afetiva marcada pelo sofrimento e pela dor.
Mitos e Verdades
- Verdade: a separação pode ser causada pelo desinteresse amoroso e o problema financeiro ser apenas o disfarce para o que não se pode dizer
- Mito: os problemas financeiros provocam a separação de um casal
Paula Einstoss, psicóloga