Sexualidade

Quando a 'falta de tempo' é o problema na cama

12 jan 2010 às 18:03

Com o ritmo imposto pela vida moderna, poucas pessoas conseguem equilibrar todos os papéis que lhes são atribuídos. Trabalhar, participar da vida familiar, ter amigos, cuidar da saúde, manter um relacionamento afetivo e ainda ter tempo para fazer sexo é difícil. A vida sexual acaba sendo deixada de lado, não sendo considerada prioridade na vida do casal.

Sabe-se que uma vida sexual satisfatória contribui muito para a aproximação a dois; é um momento de intimidade, de descoberta, de privacidade, e se contrapõe ao individualismo; além de trazer benefícios à saúde física e mental.


Os homens, assim como as mulheres, praticam menos sexo do que gostariam. Elas praticam menos do que na década de 50. O acúmulo de funções e a jornada dupla de trabalho fazem com que sobre menos energia para o sexo.


Entretanto, é necessário refletir se o verdadeiro problema para o sexo acontecer só nos fins de semana é realmente a falta de tempo ou alguma dificuldade no relacionamento, como, por exemplo, a falta de intimidade, de desejo, entre outras. A falta de tempo pode estar sendo usada como resposta quando o problema pode ser outro.


Uma vida sexual satisfatória pode ser alcançada, mas se faz necessário motivação e desprendimento de energia para atingi-la. O primeiro passo a ser dado pelo casal é o diálogo. Somente conversando sobre o problema é possível detectar o verdadeiro motivo e as possíveis soluções para a falta de sexo.


Algumas dicas são importantes e talvez possam ajudar: é necessário ter a compreensão de que quanto mais sexo se pratica, mais vontade se tem de praticá-lo. O inverso é verdadeiro, mas não se pode esquecer da qualidade e só pensar na quantidade. Pensem em sexo mais vezes durante o dia; criem clima propício para que ele aconteça, como um jantar, banho a dois; marquem um dia da semana para ser do casal, desenvolvam o hábito do toque, aproveitando todas as sensações provocadas por ele.


Para finalizar, lembre-se: uma relação sexual começa muito antes do contato em si. Começa pelo respeito, pela confiança, pelo carinho demonstrado no relacionamento.


Mitos e Verdades


- Mito: para obter um relacionamento sexual não é preciso investir tempo, energia ou afeto.


- Verdade: o sexo com respeito, responsabilidade e seguro ainda é a forma mais saudável de se relacionar.

Elsie Silva, psicóloga


Continue lendo