Os homens sempre acham que tem pênis pequeno. Normalmente começa quando pequeno, nos vestiários ou banheiro, quando é feita a comparação. Sem informações do que é o correto, vai levando este medo até a puberdade ou vida adulta.
O pênis tem de 10 a 15 cm ereto, sendo uma média de 12 a 14 cm que varia de pessoa a pessoa e não de raça, já que é comum essa comparação entra a raça amarela e negra. Estudos científicos já quebraram esse mito. Outro mito que também caiu é que homens mais idosos tem pênis menor.
Em relação às mulheres, a sexualidade masculina sempre pensa que tamanho é documento, mas pela sexualidade feminina a valorização é mais complexa, sendo mais importante a personalidade e aparência física. O tamanho do pênis está no final da lista das prioridades. Em outras pesquisa ficou comprovado que as mulheres preferem a espessura do que comprimento.
Leia mais:
Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis
Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP
Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos
Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?
Um ponto importante a ser analisado é saber como medir o pênis. Você deverá estar com ele ereto e utilizar uma régua comprimindo a pele até chegar ao púbis, que é o osso da bacia logo acima do pênis e chegar a um resultado.
Muitas pessoas dizem ter pênis pequeno por causa da obesidade, que cria uma camada de gordura sobre o pênis cobrindo-o e simulando um tamanho pequeno, que neste caso é fácil de corrigir. Você emagrece voltando ao seu peso correto ou se caso for de apenas gordura localizada na região do púbis, faz-se uma lipoaspiração e ele será visto no tamanho correto.
Se você não tem o problema acima, tem a possibilidade cirúrgica de alongamento do pênis, por meio da separação parcial dos ligamentos. Ou se você tem o pênis muito fino existe a possibilidade de injeção de gordura que o tornará mais largo.
José Renato Monteiro Fabretti - urologista (Londrina)