Há alguns questionamentos que circulam por aí, aparentemente sem resposta, e que muitas vezes são trazidos para a terapia. Por que muitos homens traem, mesmo não conseguindo se imaginar separados da esposa? O que o casal deve fazer para ter uma vida sexual saudável e feliz ao longo dos anos?
Existem muitas razões para a traição: questões culturais, carências, insatisfação, busca pela novidade, vingança e o desejo de correr perigo ou de transgredir as normas. Todas estas explicações aparentes podem ser resumidas em uma só: o desejo de poder.
A luta pelo poder e a infidelidade sempre andaram juntas na história. Mesmo no século 21, a sociedade machista ainda vê de forma diferente a traição masculina e a feminina. Os homens são criados com uma espécie de ''autorização velada'' para a traição. Parece inconcebível um homem perder alguma chance de mostrar sua masculinidade - é o poder de consumir o objeto desejado.
Leia mais:
Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis
Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP
Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos
Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?
Mas a mulher, por sua vez, apresenta cada vez mais o comportamento até agora conhecido como da ''natureza masculina''. As mulheres também estão traindo cada vez mais, já que agora têm mais autonomia e poder dentro da sociedade.
Na pós-modernidade, entende-se que tem mais poder quem puder consumir mais. No sexo não é diferente. A caricatura de tudo isso é o ''ficar'', que nada mais é do que o direito de ''consumir'' sem pagar o preço - talvez uma autorização social para trair.
Outra falácia é a de que a rotina do casamento é a causa da infidelidade. Esta idéia traz angústia para buscar incessantemente a novidade que está ''do outro lado da cerca''.
Nem toda rotina é necessariamente tediosa. A pressão social pelo consumo como forma de poder e os desgastes nas relações pela imaturidade acumulam mágoas e ressentimentos, e aí, sim, levam à deterioração dos relacionamentos.
O sexo deve ser praticado com criatividade, mas com o cuidado de não se tornar escravo das novidades. O relacionamento a dois deve ser tratado como uma pedra preciosa, que pode ser lapidada e ser durável, porque o consumo exagerado de descartáveis gera muito lixo - e entre ele podem estar pessoas, com suas histórias e cicatrizes.
Mitos e Verdades
- Mito: quando um homem trai, segue sua natureza masculina; quando uma mulher trai, mostra desvio de caráter.
- Verdade: homens e mulheres são inteiramente responsáveis por suas escolhas. Fidelidade e traição são escolhas, cada uma com seu preço pessoal e social.
Ailton Bastos, psicanalista