Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sexualidade

Pesquisa afirma que mulheres com mais de 70 têm 'o melhor sexo de suas vidas'

Redação Bonde
05 mar 2014 às 15:00

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O senso comum nos diz que com o tempo a atividade sexual é diminuída, especialmente em mulheres. No entanto, uma pesquisa realizada por uma acadêmica da American University, de Washington, afirma que mulheres de idade mais avançada, a partir dos 70 anos, desfrutam mais do sexo.

Foram realizadas entrevistas com mulheres nessa faixa etária. Os relatos foram publicados no livro Sex After...: Women Share How Intimacy Changes as Life Changes ("Sexo depois dos...: Mulheres compartilham como a intimidade muda com as mudanças da vida", tradução literal).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Comandado pela professora de Jornalismo e Estudos Femininos, Iris Krasnow, a pesquisa abrangeu mulheres entre 20 e 90 anos acerca do sexo em várias fases da vida como depois da faculdade, maternidade, menopausa e outras.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


A conclusão geral foi que as mulheres mais velhas tinham a vantagem de serem mais confiantes quanto à sua sexualidade em relação às mais jovens.

Publicidade


Sobre


De acordo com Krasnow, o estigma da mulher frágil e intimidada aos 70 é coisa do passado. "As pessoas pensam sobre o sexo até o momento em que morrem", disse Iris Krasnow, em entrevista à BBC Mundo.

Publicidade


A população idosa é a que mais cresce em países ocidentais. A expectativa de vida têm aumentado, então, consequentemente, a sexualidade é fator presente. Remédios mais eficazes e conscientização em relação à saude vêm contribuindo para isso


De acordo com a professora, o mito da mulher mais velha ser incapaz de perpetuar uma vida sexual vem também do homem que, para afirmar sua sexualidade e juventude com remédios para ereção, procura mulheres mais jovens.

Publicidade


A pesquisa dividiu as mulheres com mais de 65 anos em dois grupos.


O primeiro chamado de "ninho vazio": mulheres que já criaram seus filhos e cujos filhos já saíram de casa.

Publicidade


Com a ausência de preocupações relacionadas aos filhos, elas têm mais tempo para desenvolver sua vida sexual. São geralmente casais aposentados e conectados ao mundo moderno.


O segundo grupo é o das viúvas: já sem o parceiro de antes, elas podem buscar novos parceiros e estabelecer novas experiências.

Publicidade


"100% das mulheres em seus 70 e 80 anos que disseram que estavam tendo um bom sexo estão em excelente condição física", contou Iris.


Intimidade

Publicidade


Ao entrevistar casais ao longo de três décadas, Krasnow concluiu que os pontos mais essenciais do sexo na velhice são a intimidade e a conexão emocional.


"A pessoa que diz que só quer sexo sem amor mente. Todo mundo quer amar e ser amado. Isso é uma sensação primária que todos buscamos, sentir-se único nos olhos do amante", declara a professora.


"Tudo parte de uma química sexual, explica, e, se essa química converte-se em compromisso e amor, o casal tem uma boa chance de sucesso e uma vida longa juntos. E se os dois estão de acordo com a evolução sexual de ambos, tudo fluirá bem", destaca ela.


Ainda segundo a pesquisadora, o sexo não está ligado apenas a intensidade física. Carícias e massagens também podem surtir o mesmo efeito. Tudo depende do casal e da conexão estabelecida entre si.

(Com informações da BBC Brasil)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo