Em março deste ano, médicos sul-africanos anunciaram que um transplante de pênis foi considerado bem sucedido pela primeira vez na história da medicina. A cirurgia, que aconteceu em dezembro, foi feita em um paciente de 21 anos que perdeu boa parte de seu pênis após uma circuncisão mal-feita.
Nesta sexta-feira (12), seu médicos trazem notícias ainda melhores: o paciente irá ser pai. Sua esposa já está com uma gestação de quatro meses, segundo seus médicos disseram à BBC.
"Era isso que queriamos, que ele conseguisse ser capaz de se levantar, ser capaz de urinar e ter relações sexuais, então este é um grande marco para ele", afirma Andre Van der Merwe, o cirugião que liderou a equipe que fez a operação e diretor do departamento de urologia da Universidade Stellenbosch.
Leia mais:
Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis
Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP
Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos
Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?
Feito em dezembro de 2014, o transplante demorou nove horas para ser completado. Em março, o órgão do paciente estava "totalmente funcional", segundo seus médicos. A recuperação aconteceu bem mais rápido do que o esperado. Van der Merwe acreditava que o paciente iria demorar até dois anos para se recuperar.
A operação não foi inédita, mas a única a dar certo. A primeira tentativa de transplante aconteceu na China, em 2006. Médicos passaram 15 horas unindo um pênis ao corpo de um paciente de 44 anos, mas o procedimento teve que ser revertido duas semanas depois. O paciente e sua esposa disseram que estavam sofrendo problemas psicológicos após o transplante.
(Fonte: infoexame)